01 de setembro, de 2017 | 11:54

Hospital e maternidade fecha as portas em Caratinga

Sistema hospitalar do Vale do Aço e de Manhuaçu deverão absorver demanda de pacientes da urgência e emergência, que não encontrarem atendimento em Caratinga

Mais um hospital entra em crise e fecha as portas na região. Desta vez, a equipe técnica do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) anunciou que a partir de quinta-feira (31), as portas do hospital e da maternidade estão fechadas por tempo indeterminado.
Super Canal Caratinga
Hospital e Maternidade em Caratinga não atendem desde ontem Hospital e Maternidade em Caratinga não atendem desde ontem


Durante extensa coletiva à imprensa, na tarde passada, a equipe composta pela diretora interventora, Flávia Eugênia de Souza; assessor jurídico, Helbert Xavier; diretor técnico, Luiz Felipe Caram e assessora de Planejamento e Regulação. Myriam Araújo Coelho destacaram a impossibilidade de manutenção dos atendimentos pela falta de recursos do estado e falta de comprometimento dos 13 municípios da microrregião.

“Não temos condições mais de manter o hospital aberto para dar garantia de qualidade assistencial aos cidadãos da nossa microrregião. Estamos obviamente dando atendimento aos pacientes que ainda se encontram internados na instituição e após a alta desses pacientes estaremos com o encerramento das atividades provisoriamente. O hospital a partir de hoje não está atendendo urgência, pacientes encaminhados, nenhum tipo de paciente que chegar aqui”, afirmou Luiz Caram.

Como consequência da crise, profissionais chegaram a ser demitidos. “Médicos pediram demissão em grande parte por não estarem recebendo seus salários há vários meses. Há médicos que não recebem há oito e 10 meses”, acrescentou Caram.
Reunião da equipe técnica do hospital de Caratinga Reunião da equipe técnica do hospital de Caratinga


A equipe do HNSA ressaltou que há respaldo jurídico para suspensão dos atendimentos. A destinação dos pacientes deve ser definida pelas secretarias de Saúde de cada município.

Haverá dois destinos alguns municípios deverão encaminhar seus pacientes para hospitais e UPA em Manhuaçu, como é o caso de Santa Rita, Santa Bárbara do Leste.

Já os municípios mais ao norte, como Ubaporanga, Imbé de Minas, Inhapim, entre outros, deverão remanejar seus pacientes para o sistema hospitalar no Vale do Aço. (Com informações do Diário de Caratinga)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário