31 de agosto, de 2017 | 17:21
Pavimentação da MG-760 uma conquista de todos
Celinho do Sinttrocel
A retomada das obras de pavimentação da MG-760, entre o distrito de Cava Grande, em Marliéria, e São José do Goiabal/entroncamento com a BR-262, é muito importante para a Região e o Estado. E foi, sem dúvida, uma vitória daqueles que investem e acreditam na mobilização da sociedade em defesa de seus interesses.Desde 2013, quando a obra foi suspensa por solicitação do Ministério Público do Meio Ambiente, realizamos incontáveis reuniões com a população e com membros do Governo, inúmeras audiências públicas e muita pressão até a retomada da pavimentação.
O Governador Fernando Pimentel sabe da importância da pavimentação da LMG-760 e, honrando os compromissos assumidos, veio pessoalmente ao PERD, para assinar a Ordem de Serviço.
É de conhecimento de todos, que o País vive uma tremenda crise econômico-social, com graves repercussões nos Estados. Basta dar uma olhada na retração econômica, na queda de arrecadação e no crescimento do desemprego. E a situação dramática dos estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul é um triste exemplo.
O Governo de Minas nunca escondeu as dificuldades financeiras e vem enfrentando a situação com muita determinação e espírito público. Com o chamado Refis estadual, destinado a inadimplentes com tributos estaduais, o Governo espera um reforço no Caixa do Estado. É bom lembrar que o total de créditos tributários que o estado tem a receber chega à casa dos R$ 73 bilhões de reais.
Algumas das medidas tomadas começam a dar os primeiros sinais positivos. Por exemplo, o crescimento, ainda que tímido, do emprego. E com ele, a expectativa de aumento de arrecadação no próximo ano e do crescimento do PIB estadual.
E medidas emergenciais já começam a ser revistas. O governador Fernando Pimentel vem se comprometendo a não atrasar o pagamento de servidores (como feito em outros estados) e acenando com a possibilidade de o governo reduzir o escalonamento dos salários de parte do funcionalismo público, de três para duas parcelas ainda neste ano.
Superação
A fim de discutir o orçamento dos poderes para o ano que vem, o governador Fernando Pimentel vem se reunindo com os presidentes do Tribunal de Justiça, Herbert Carneiro, e da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes e com o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet para encontrar uma solução que garanta o pleno funcionamento da máquina pública, a continuidade dos investimentos já realizados e novos investimentos.
A mesma união de forças foi feita, e vem sendo feita, por mim, por deputados, prefeitos, vereadores, pela Agenda de Convergência e entidades e movimentos da sociedade civil em relação às obras do MG-760. Os R$ 20 milhões liberados inicialmente foram fundamentais para a retomada e a pavimentação de nove e a terraplanagem de doze quilômetros ainda este ano. Já no ano que vem, em 2018, a expectativa é de que as obras continuem. O Governador Fernando Pimentel já deu mostras de seu comprometimento com o Vale do Aço e, em especial, com a nossa LMG-760, e não vai nos deixar na mão.
A reunião entre a Agência Metropolitana do Vale do Aço e o Departamento de Edi?cações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais visou esclarecer assuntos e detalhes técnicos. É bom destacar que este não é espaço adequado para debates relativos a outros temas.
De nossa parte, é preciso mobilizar os diversos atores envolvidos, entre eles a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Obras e as demais forças políticas vivas da Região para, junto ao Governo do Estado e outras esferas governamentais, garantirmos a conclusão da obra.
O simples pessimismo nunca foi bom conselheiro. No momento de crise como o que vivemos, é preciso arregaçar as mangas e trabalhar. Já garantimos a retomada das obras, agora é manter a confiança e seguir em frente juntos.
Celinho do Sinttrocel é deputado estadual *
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











