31 de agosto, de 2017 | 15:44

Inovação em Minas disponibiliza água de reuso sem custos, no Triângulo

A água de reuso é obtida através do tratamento avançado dos esgotos e pode ser utilizada em processos que não requerem água potável

Acervo Codemig
A água de reuso é obtida através do tratamento avançado dos esgotos e pode ser utilizada em processos que não requerem água potávelA água de reuso é obtida através do tratamento avançado dos esgotos e pode ser utilizada em processos que não requerem água potável
Em iniciativa inédita no estado, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e em parceria com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Araguari, opera a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do distrito industrial do município, localizado no Triângulo Mineiro. É lá também o local em que têm sido produzidos e disponibilizados, diariamente, 800 mil litros de água de reuso. Água esta que, inclusive, pode ser obtida gratuitamente pela população.

A água de reuso é obtida através do tratamento avançado dos esgotos e pode ser utilizada em processos que não requerem água potável, mas que exijam água sanitariamente segura. Seu aproveitamento segue a tendência mundial de preservação do meio ambiente e de uso racional dos recursos hídricos.

Na ETE Araguari, além dos processos tradicionais de tratamento, a água de reuso é purificada com cloro quando seu transporte é feito em caminhões-pipa, para garantir qualidade e segurança adicionais.

Algumas aplicações da água de reuso são: irrigação de jardins e de cultivos; geração de energia; lavagem de ruas e vias; desobstrução de tubulações; uso em diversos processos industriais, como refrigeração de equipamentos e caldeiras; construção civil; combate a incêndios em área urbana; criação de animais ou cultivo de vegetais aquáticos; manutenção dos lagos e canais para fins paisagísticos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araguari já vem utilizando a água de reuso da estação para umidificação do aterro sanitário de Araguari e das vias de acesso. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), por exemplo, já tem aplicado as águas em obras de pavimentação na região.

A Codemig finalizou a construção da ETE Araguari em outubro de 2016. A estação atende o distrito industrial da cidade, tratando a reunião dos efluentes gerados pelas empresas instaladas no local. O investimento nas obras foi da ordem de R$ 9,1 milhões.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário