03 de setembro, de 2017 | 21:00
Até que Ponto é só Elogio?
Não há quem não goste de receber elogios, não é mesmo? Mas quando o elogio constrange, afinal, no que ele se transformou? Talvez assédio seja a melhor resposta.O assédio sexual é toda forma de avanço sexual não consensual, e isso inclui ações verbais e físicas. Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde a mulher foi transformada em objeto sexual. O assédio não possui um gênero, mas está, a maioria das vezes, intimamente ligado ao gênero feminino.
Muitas pessoas só veem como assédio os casos mais extremos, mas é válido lembrar que contar piadas com caráter obsceno e sexual, mostrar ou partilhar imagens ou desenhos explicitamente sexuais, avaliar pessoas pelos seus atributos físicos, fazer comentários sexuais sobre a forma de vestir ou de parecer, enviar mensagens, ligações, e-mails de natureza sexual, sem que haja consentimento do outro, é considerado assédio.
Algumas pessoas não sabem como proceder quando deparam com uma dessas situações, gerando insegurança ou medo. Por isso é importante falar: se você viveu algum tipo de situação onde se sentiu constrangida, diga. Às vezes algumas pessoas têm atitudes que não consideram ruins” ou constrangedoras, mas que chegam aos outros como ofensa e desconforto.
É importante dizer que aquela atitude, elogio ou brincadeira te incomoda. E se, mesmo depois de uma conversa franca, este tipo de comportamento permanecer, talvez seja o momento de tomar uma atitude mais séria. Denuncie, não tenha medo. Assédio é crime, não deixe que algo sério seja tratado por quem quer que seja apenas como chilique, bobeira ou mi-mi-mi.
E hoje, mais uma vez, fui convidada para falar sobre um assunto tão sério e importante. Sim, a menina que escreve as matérias do Tête-à-Tête, batemos um papo sobre como é viver uma situação de assédio, desde o famoso fiu-fiu” ao constrangimento no ambiente de trabalho. Dúvidas? Sugestões? Perguntas? Deixe nos comentários!
Micaela Sousa
PRODUÇÃO VILLA LIANDA
- Roupa e Sandália: Villa Lianda https://www.instagram.com/lojavillalianda/ (@lojavillalianda)
MAIS FOTOS




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]