CADERNO IPATINGA 2024

31 de agosto, de 2017 | 10:58

Bibliotecas ao ar livre, em Ipatinga

ACS CCDDM
O projeto fomenta a leitura, especialmente entre os jovens e os idososO projeto fomenta a leitura, especialmente entre os jovens e os idosos
A Casa Cult segue à risca os versos de Castro Alves: “Oh! Bendito o que semeia / Livros... livros à mão cheia... / E manda o povo pensar”! E até domingo (3), toca o projeto “Livros nas Praças”, montando pequenas bibliotecas públicas em praças nos bairros das Águas, Cariru, Castelo e Bela Vista, em Ipatinga.

Os livros ficam disponíveis para serem lidos no local ou levados pelo leitor, por empréstimo, com o compromisso voluntário de devolução para que a obra possa beneficiar outras pessoas. O projeto também recebe doações de novos volumes, que podem ser deixados nas bibliotecas nas praças para os novos leitores.

ACS CCDDM
Frequentadores podem ler, levar pra casa, doar novos livrosFrequentadores podem ler, levar pra casa, doar novos livros
“Há quatro anos o projeto fomenta a leitura, especialmente entre os jovens e idosos, principais frequentadores das praças”, afirma Carolina Queiroz, presidente da Casa Cult. O prazer e a utilidade da leitura, tanto como exercício para a saúde mental quanto para a aquisição de conhecimento, também são considerados.

O aposentado Ozani Bonicontro é um dos admiradores da iniciativa. Para ele, projetos como o “Livros nas Praças são importantes porque promovem o conhecimento e contribuem para a qualidade de vida das pessoas.

A Casa Cult Darci di Mônaco, com sede no bairro Cariru, em Ipatinga, leva o nome do precursor do Grupo de Teatro Cleyde Yáconis, e mantém suas atividades com recursos próprios, de leis de incentivo à cultura e de parcerias locais com instituições, comerciantes e pessoas da comunidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Casa Cult

04 de setembro, 2017 | 09:05

“Olá Bia, nosso intuito é mesmo chegar em todas as praças de Ipatinga, infelizmente a quantidade de livros que possuímos não nos permite abraçar por completo. Vale lembrar que a ação não possui qualquer patrocínio, é só boa vontade mesmo! De qualquer forma sempre avaliamos a possibilidade de ampliar e caso queira, podemos disponibilizar uma quantidade de livros para que você também faça no seu bairro. Vai ser lindo!”

Casa Cult

04 de setembro, 2017 | 09:00

“Obrigado Gildázio Garcia Vitor, juntos podemos muito mais, cada um fazendo um pouquinho por uma sociedade melhor.”

Bia

31 de agosto, 2017 | 15:35

“Grande iniciativa , gostaria de saber quando serão implantadas nos bairros restantes e periféricos. Tambem há bastante idosos e crianças em praças por la .”

Gildázio Garcia Vitor

31 de agosto, 2017 | 11:10

“Parabéns a todos que trabalham neste projeto, pois é de pessoas com iniciativas dessa qualidade que o Brasil e Ipatinga precisam.”

Envie seu Comentário