CADERNO IPATINGA 2024

30 de agosto, de 2017 | 09:13

Processo de Conscerto do Desejo”

Matheus Nachtergaele se apresenta no teatro do Centro Cultural Usiminas

A programação de setembro no teatro do Centro Cultural Usiminas começa neste sábado (2), às 20h, com o premiado espetáculo “Processo de Conscerto do Desejo”, estrelado pelo ator Matheus Nachtergaele.

O ator transformou a sua vontade de conhecer melhor a mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que morreu aos 22 anos, em um delicado monólogo, recheado de poesia e música.

Leo Aversa/Divulgação ACS CCU
No palco, Mateus Nachtergaele homenageia a mãe, Maria CecíliaNo palco, Mateus Nachtergaele homenageia a mãe, Maria Cecília
O espetáculo homenageia a poetisa Maria Cecília Nachtergaele, mãe do ator, que se matou em 1968. Durante a peça, Matheus declama poesias escritas por ela, acompanhado pelo músico Luã Belik, ao violão, e Henrique Rohrmann, no violino. Os textos são recitados sempre em primeira pessoa.

“Não é um personagem. É um recital à moda grega, um lamento iluminado”, explica o ator e diretor Matheus Nachtergaele. Em ‘Processo de Conscerto do Desejo’ os versos de Maria Cecília Nachtergaele são entremeados por canções que gostava de ouvir.

O neologismo “conscerto”, usado no título da montagem, nasce da confusão que as consoantes “s” e “c” geram na língua portuguesa. Ao se fundirem, as palavras concerto e conserto revelam duas intenções, a do espetáculo e da restauração através da poesia. O artista explica: “Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto”.

Pela montagem, em cartaz desde 2015, Matheus Nachtergaele foi indicado como Melhor Ator aos prêmios Cesgranrio e Shell 2016. Em Ipatinga, a apresentação acontece por meio do projeto Mostra de Teatro (Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais).

SERVIÇO:
Processo de Conscerto do Desejo, com Matheus Nachtergaele
Sábado (2) – 20h - Classificação: 16 anos
Teatro do Centro Cultural Usiminas
Ingressos na bilheteria do0 teatro e no site www.eventim.com.br: R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia-entrada para estudantes, professores, menores de 18 anos e maiores de 60). Mais informações: (31) 3822-3031.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário