29 de agosto, de 2017 | 17:44

Futebol profissional

Divulgação
Já está provado que um time profissional movimenta todos os setores de uma cidade, e a volta do Ipatinga ao cenário do Vale do Aço está mostrando isto. A presença do torcedor em campo, com um público em média de 3.000 torcedores, mostra que este é o caminho.

Uma grande parte da sociedade, ou quase toda ela, recebe os dividendos da presença de jogos, que mesmo sendo da Terceira Divisão do estadual, tem mostrado que há uma grande movimentação. Há um retorno na rede hoteleira, no comércio em geral, para a própria Liga de Desportos de Ipatinga com um percentual na renda e até para os ambulantes que marcam presença na área interna e externa do estádio.

Portanto, é preciso que os empresários, voltem a abraçar o time, para que ele consiga o acesso a Segunda Divisão já nesta temporada, e retome a caminhada para a elite do futebol mineiro.

DEMISSÃO DE WANTUIL
Tem momentos que precisamos refletir, buscar razões para tantas demissões de treinadores no futebol brasileiro. É proibido perder, o que importa não é o trabalho, e sim, os resultados, que obrigatoriamente têm que ser positivos, nada de derrotas ou empates.

E no Ipatinga não foi diferente, mas convenhamos que foi meio estranha a saída do treinador Wantuil Rodrigues, que após a derrota para o Atlético B foi demitido e rapidamente substituído, sendo que em seu lugar já está trabalhando Eugênio Souza. E o mais estranho é tentar compreender como se contrata um treinador tão rápido assim para substituir o demitido.

Mas também temos que entender que o futebol brasileiro é tão inconstante que treinador nenhum vence o tempo de permanência contratual, está sempre trabalhando no fio da navalha, ou vence ou é demitido. Esta é a cultura do país, que no passado já foi o do futebol, mas hoje capenga para tentar no mínimo formar uma seleção para nos representar e conquistar competições pelo planeta, a principal delas a Copa do Mundo.

Mas pela total falta de organização, não passamos de fase, sofremos derrotas humilhantes, perdemos em todos os quesitos e em muitos momentos somos alvo de chacota. As nossas arbitragens não precisamos nem comentar, a cada ano temos menos árbitros brasileiros no cenário internacional, superados até por profissionais dos países asiáticos.

Fica a expectativa de que o novo treinador do Ipatinga consiga o acesso para a segunda divisão, pois é para isto que foi contratado, porque as vitórias devem ser constantes, pois foi a falta dela que provocou a saída de Wantuil Rodrigues. Que o seu substituto seja mantido pelas constantes vitórias, e é assim que o torcedor quer, vamos aguardar.

GALO
Com a vitória sobre a Ponte Preta na última rodada, o time do Atlético respira um pouco mais aliviado, mas ainda é difícil prever um fim de ano tranquilo para o Galo, pois o time ainda não se acertou. O treinador Rogério Micale continua insistindo demais com os garotos da base, que ainda não têm uma estrutura para dar conta do recado.

A vitória dá um pouco mais de prestígio ao treinador, mas ele não pode ficar insistindo com os garotos e manter o Robinho 90 minutos no banco de reservas, mesmo que o atleta não esteja em uma boa fase. Não se pode perder este jogador em uma partida contra um time modesto como a Ponte Preta.

O time pensa agora na Primeira Liga, e vai enfrentar o Internacional no Beira Rio, buscando a vitória e a classificação para a semifinal, mas ainda está longe de ser alguma referência nesta temporada.

SELEÇÃO BRASILEIRA
Já classificado para a próxima Copa do Mundo, que acontecerá na Rússia em 2018, o Brasil recebe amanhã o Equador. O treinador Tite deve apenas pensar em testar novas formações para terminar de definir a sua equipe para o ano que vem.

Praticamente já estão definidos todos os jogadores que estarão na Copa do Mundo, restam acertar e definir todos os detalhes. Por isto o torcedor não deve pensar em show na partida, e sim uma equipe mais reservada, buscando outra vitória para ser o campeão das Eliminatórias de 2018.

CRUZEIRO
Santos e Cruzeiro fizeram um bom jogo, com as duas equipes procurando a vitória. No primeiro tempo o Santos esteve bem melhor e teve duas boas oportunidades, convertendo a primeira em gol; na segunda Bruno Henrique perdeu uma grande oportunidade. No segundo tempo, após o gol de empate, o Cruzeiro se posicionou melhor em campo, levando muito perigo ao gol santista, e teve grandes chances de vencer a partida.

O empate foi justo, pois as duas equipes criaram boas oportunidades e aproveitaram muito pouco os lances de perigo. No Cruzeiro, o retorno do meia Arrascaeta deu mais mobilidade e equilíbrio para o time e poderá ser um grande reforço para a decisão da Copa do Brasil. O time começa a se preocupar agora com o primeiro jogo da final contra o Flamengo, buscando um bom resultado no Rio de Janeiro para decidir com tranquilidade em casa.

ARBITRAGEM
Este continua sendo o ponto fraco nas competições, com muitas indecisões, critérios diferentes, sem nenhum interesse de melhorar. E infelizmente não há nenhuma expectativa em subir a qualidade. É por isto que a cada Copa do Mundo temos menos árbitros brasileiros atuando. E o pior é que uma grande maioria se acha melhor do que muitos estrangeiros.

LEMBRANÇAS
Rubens Martins Guerra foi um dos grandes cidadãos desta cidade, e teve participação ativa no futebol amador. Marcou presença no Industrial Esporte Clube, do Bom Retiro, e hoje o estádio do clube leva o seu nome, em uma justa homenagem.

Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Mais Lidas