DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

29 de agosto, de 2017 | 16:42

Estudantes do Cefet Timóteo são destaque com projeto de arquitetura sustentável

Trata-se de um projeto voluntário que começou a ser desenvolvido no início de 2016

Divulgação
Autores buscam apoio para defender projeto na ExpoCientec no ParaguaiAutores buscam apoio para defender projeto na ExpoCientec no Paraguai
A Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic) conferiu a certificação de Destaque em Ciências Sociais Aplicadas aos autores Arthur Roldão Lourenço, Samuel Henrique Barbosa dos Santos Fialho, Rosana Aparecida Ferreira Nunes (Orientadora) e Mariana Anacleto Rolim Miranda (Coorientadora), da categoria Ensino médio e técnico – modalidade Femic Jovem, pelo trabalho “Arquitetura sustentável planejada com acessibilidade”. Os estudantes são alunos do Cefet, campus Timóteo. A feira foi realizada entre os dias 16 e 18 de agosto em Mateus Leme, pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (Ampic).

Por ser destaque na área de Ciências Sociais, os alunos receberam o credenciamento para ser um dos representantes do Brasil e levar o nome da cidade de Timóteo à ExpoCientec 2017, realizada em Encarnación, Paraguai, do dia 5 ao dia 8 de setembro. Esta semana, Arthur e Samuel, com a orientadora, apresentaram o projeto para a administração municipal de Timóteo.

“Como estudantes ficamos extremamente felizes com todas as premiações e, principalmente, com esse convite internacional, não apenas devido aos prêmios materiais, mas pelo simples fato de poder levar uma ideia para um grande número de pessoas e ter a possibilidade de mudar a vida de alguém. Isso é impagável, e queremos incentivar outros estudantes a começarem a pesquisar e desenvolver projetos”, salientam os jovens Arthur e Samuel.

Para a professora Rosana Nunes, é gratificante a participação em evento que fortalecem o engajamento da instituição com a iniciação científica, estimula outros alunos a desenvolverem projetos e contribui para a melhoria da educação do município. O trabalho desenvolvido pelos alunos do Cefet envolve sustentabilidade e acessibilidade em uma edificação, usando a tecnologia de “Realidade Virtual”.

A coordenadora acrescenta que a tecnologia pode ajudar não só o projetista a definir materiais e critérios que melhor aproveitem as condições do local onde a edificação será implantada, mas também ser útil no setor imobiliário e, particularmente, no âmbito educacional, como uma forma de ilustrar as aulas teóricas e facilitar o entendimento dos estudantes. Por outro lado, o trabalho visa colocar em debate a questão da acessibilidade e sustentabilidade que, muitas vezes, não recebe à devida atenção.

Mostras
Trata-se de um projeto voluntário que começou a ser desenvolvido no início de 2016, e foi destaque em quatro feiras: VI Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos (Cotuca/Unicamp), Feira Mineira de Iniciação Cientifica (Femic), 18ª UFMG Jovem, em Belo Horizonte e Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (Meta) do Cefet, em Timóteo.

Em função do interesse na participação na ExpoCientec, os alunos buscam apoio junto à iniciativa privada e a comunidade para o custeio da viagem. Quem se interessar em contribuir deve procurar a orientadora Rosana Nunes, pelo telefone 98777-3594 ou fazer um depósito pela conta: Banco do Brasil/Agência 0473-1/Conta Corrente 30548-0.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário