EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

25 de agosto, de 2017 | 17:27

Incêndio destruiu área igual a 50 campos de futebol no Rola Moça

As causas para o incêndio ainda são apuradas, no entanto a suspeita é que as causas sejam humanas e que tenha começado depois que algumas pessoas colocaram fogo em um lixo no bairro Jardim Canadá

Divulgação/ Corpo de Bombeiros Militar
Incêndio destruiu área igual a quase 50 campos de futebol no Rola MoçaIncêndio destruiu área igual a quase 50 campos de futebol no Rola Moça
O incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Serra do Rola Moça, na altura de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (24) deixou 48, 4 hectares de área queimada, segundo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A destruição equivale a 48,5 campos de futebol. O parque todo tem 4.006 hectáres.

As causas para o incêndio ainda são apuradas, no entanto a suspeita é que as causas sejam humanas e que tenha começado depois que algumas pessoas colocaram fogo em um lixo no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, onde começou o incêndio.

“É muito importante as pessoas se conscientizarem que, além de não ser permitido pelo código de posturas dos municípios, é muito perigoso fazer esse tipo de queima. É prejudicial para a saúde respiratória, traz incômodo e ainda tem o perigo de atingir áreas de vegetação como foi no caso do parque”, orientou o biólogo e gerente do Parque do Rola Moça, Marcos Vinícius Freitas.

Divulgação/ Corpo de Bombeiros Militar
As causas para o incêndio ainda são apuradasAs causas para o incêndio ainda são apuradas
A água chegou a atingir uma região que funciona como recarga - onde a água infiltra - do Manancial Catarina, que abastece a região metropolitana de Belo Horizonte. A área queimada era composta por vegetação ferruginosas - um tipo de cerrado composto por cactos e bromélias, por exemplo. Uma parte da vegetação é mais rara e se houver uma incidência frequente de incêndios, isso pode prejudicar muito o nascimento dessa vegetação novamente.

“Isso tudo depende das condições climáticas, como não chove há três meses, isso prejudica ainda mais o solo e se houver incêndios recorrentes pode ocorrer uma diminuição da capacidade do reflorestamento”, explica.

Ao todo participaram do combate ao incêndio 48 bombeiros e 14 brigadistas. Foram utilizadas quatro aeronaves, já que as chamas atingiram uma região íngreme e de difícil acesso por terra. Um caminhão pipa da Copasa também ajudou no combate.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário