25 de agosto, de 2017 | 15:42
Lei de incentivo
Até hoje eu não entendo porque algumas empresas da cidade e região - por falta de informação - não investem nos clubes e entidades esportivas, através da lei de incentivo ao esporte. Ouve-se falar muito das grandes empresas, mas seria interessante que a Aciapi e o CDL promovessem um seminário para discutir esta questão com os seus associados, pensando em projetos que pudesse beneficiar muitos atletas do Vale do Aço.Várias modalidades esportivas ainda dependem dos paitrocinadores”, como as lutas marciais, o próprio futebol masculino e feminino -, natação, atletismo, handebol e tantas outras, que poderiam ser beneficiadas pela lei de incentivo ao esporte. É preciso sintonia entre os interessados e quem possa patrocinar, buscar informações para que o esporte, tão carente de recursos, possa dar a volta por cima e ter patrocínio para sobreviver, buscando e obtendo grande resultados.
CRUZEIRO
O time celeste volta a campo neste domingo, as 19h, contra o Santos, para um jogo muito importante e que pode ajudar o time a subir na tabela de classificação. A boa equipe santista, comandada por Dorival Júnior, tem mantido uma rotina de vitórias, tem um time equilibrado e bem dosado, que exerce forte marcação na defesa e meio-campo, além de um ataque rápido, que busca sempre o gol.
O Cruzeiro ainda está sendo arrumado pelo treinador Mano Menezes, e ainda carece de uma marcação mais precisa na defesa e meio-campo, mesmo tendo um ataque rápido e ousado. Uma vitória significará muito para as pretensões do time celeste, que começou o campeonato em baixa da tabela e vai aos poucos buscando o seu espaço.
Não acredito mais em título para os mineiros, mas uma vaga na Libertadores da América é possível. Basta somar pontos, buscar sempre a vitória para se manter próximos dos líderes. Esta deve ser a proposta do time no segundo turno, e dentro de casa o time tem a obrigação de buscar a vitória.
USIPA
A equipe de natação Usiminas/Univale/Sicoob/Usipa estará este fim de semana no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, para a disputa da 13ª Copa Minas de Natação. O evento terá participação de 20 agremiações de toda a América do Sul, e a equipe ipatinguense terá 42 atletas.
Sheila Dias, coordenadora da natação da Usipa, reforça a importância da competição, considerada uma das mais fortes da atual temporada, com alto nível técnico, gerando índices para competições do calendário estadual e nacional. Os atletas que estarão competindo fazem parte do projeto Ecomov Natação, aprovado pela lei de Incentivo ao Esporte do Governo de Minas Gerais e apoiado pelas empresas Usiminas e Univale.
GALO
O Atlético enfrenta o time da Ponte Preta precisando - antes de tudo - de uma vitória, após a derrota para o Fluminense, na qual o time sofreu um gol nos descontos. O Galo está entre a cruz e a espada, e muito próximo da zona do rebaixamento.
Ninguém consegue explicar a situação do time, que tem um elenco de muita qualidade e luta contra o rebaixamento. São jogadores qualificados, como Fred, Cazares, Robinho, Elias e muitos outros, que no início colocava o time como um dos candidatos ao título da temporada. Mas no futebol não basta montar uma equipe só de craques, é preciso ter operários da bola” para ter sucesso, e isto o Atlético não tem.
O time vai ter que lutar muito e terá muito trabalho no segundo turno, para se recuperar e evitar um possível rebaixamento. Claro que há muitas equipes sem as qualidades do Galo, mas que estão vencendo, e isto pode ser um motivo de preocupação para a diretoria.
Rogério Micale deve ter muitos problemas pessoais, para pedir o retorno de Clayton e Carlos, jogadores emprestados ao Corinthians e ao Internacional, respectivamente. Não é possível ele acreditar que os dois podem resolver os problemas do time. E não adianta manter Fred no banco de reservas, pois ele é um dos poucos que salva no ataque do time. Mas contra o Fluminense, Fred levou o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo contra a Ponte Preta neste domingo.
É preciso reorganizar e reestruturar a equipe, fazer uma mudança radical no elenco, para a próxima temporada. Este ano ficará marcado como uma fase péssima de um presidente que não tomou as rédeas do clube, não conquistou nada, que vai deixar o clube pior do que assumiu, quando Kalil conquistou três títulos importantes, a Libertadores da América, a Recopa e a Copa do Brasil. Portanto, é preciso uma nova mentalidade para que o Atlético volte a conquistar novos títulos importantes.
LEMBRANÇAS
Raimundo Bento Barbosa, o Zé do Povo”, foi uma grande liderança no bairro Vila Celeste e região, e esteve sempre presente nos eventos esportivos de Ipatinga. Foi um dirigente focado no trabalho, levava o esporte a sério, esteve à frente da Liga de Desportos de Ipatinga e deixou um legado de muito trabalho.
Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]