23 de agosto, de 2017 | 17:08
Times de handebol de Ipatinga se preparam para disputar campeonatos
O Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro receberá no sábado (26) e no domingo (27) a Copa de Handebol de Ipatinga. Todas as modalidades irão participar do torneio, incluindo cadete, juvenil, júnior e adulto. O evento será realizado pela Prefeitura de Ipatinga, com o suporte da Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe). A Copa será aberta ao público. Os jogos serão disputados no sábado, das 8h às 22h, e durante a manhã de domingo.Conforme o técnico do Ipatinga, Fábio Evangelista, o evento também terá outras atrações durante os jogos para animar o público. Ao longo da Copa, vamos sortear algumas camisetas e outros brindes para as pessoas nas arquibancadas. Além disso, teremos lanchonetes para o atendimento a atletas e ao público”, pontua.
Segundo o técnico, a Copa contará com várias equipes, entre elas as de Timóteo, Itabira, Ponte Nova, Manhuaçu e Alvinópolis. Para enfrentar essa maratona de jogos, houve uma maior preparação dos atletas. Intensificamos o treinamento, já que muitas equipes vão participar desse evento. E como teremos também a segunda fase dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), precisamos treinar ainda mais pesado para um bom desempenho nessa competição, que é a principal do estado”, afirma.
JIMI
A próxima fase do JIMI prevê a disputa de quatro modalidades na categoria masculina e feminina: handebol, futsal, basquete e vôlei. A segunda etapa vai ocorrer de 6 a 10 de setembro, nas cidades de Itabira, Pitangui, São João del-Rei e Montes Claros.
De acordo com o técnico, o time de Ipatinga irá disputar os jogos em Itabira. Ele acredita que a disputa será bastante acirrada. Estão confirmadas equipes fortes, levando atletas de fora, mas nós também estamos nos preparando para competir de igual para igual com eles. O nosso objetivo é vencer essa etapa, que classifica apenas duas equipes, e ir para a final do JIMI”, ressalta.
Fábio Evangelista disse que o grupo encara como missão voltar com o time de Ipatinga ao cenário nacional. Nós chegamos a ficar em quinto no ranking nacional por muito tempo. Agora, com essa nova administração, vamos ver se a gente consegue elevar o nosso handebol para o lugar que nunca deveria ter saído”, salienta.
O técnico lembra que, na primeira etapa do JIMI, o time masculino conquistou o primeiro lugar, enquanto o feminino ficou em terceiro.
Atletas
A armadora do time de handebol do Ipatinga, Jeane Pires, de 29 anos, ressaltou o apoio que as atletas recebiam alguns anos atrás. Eu jogo handebol desde 2001. Na época, o esporte era muito incentivado aqui. O 7 de Outubro tinha mais de quatro mil alunos entre as modalidades. Eu fui campeã mineira em todas as categorias. Várias amigas minhas foram para a seleção mineira, seleção brasileira, fora o masculino, que também já foi muito respeitado”, conta.
Em relação às expectativas na segunda etapa do Jimi, a armadora revela que está confiante para essa disputa. A gente está com chance de classificar, mesmo tendo muitas equipes fortes pela frente. O segredo é entrar com raça e com vontade, porque aí tem como passar para a próxima fase”, destaca.
A outra armadora do time, Leidiane Oliveira, de 30 anos, também lembra que, antigamente, havia mais apoio para participar dos campeonatos. Há uns anos a gente tinha mais apoio, tanto do regional quanto da prefeitura. Hoje a gente tem um pouco de dificuldade. Mas mesmo assim, há uns seis meses, o time vem se preparando para essa Copa Ipatinga e para o Jimi”, afirma.
MAIS FOTOS
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gabriela Lins
25 de agosto, 2017 | 19:03Eu desejo que o time de Handebol de Ipatinga volte a conquistar o ranking que ocupava, fiz parte dessa equipe por vários anos dos 14 aos 22 anos de idade ou seja, desde de 2000 e tínhamos uma equipe bem destacada na modalidade, lembro de várias grandes atletas como a Tatiane, Leiriane, Nilda, Amanda, Geane que ainda continua atualmente no time, tive o prazer de jogar com a Leidinha, Ana Carolina (Carolzinha), Franciele, Nivea, Juliana, Gabriela de poços de caldas, Mirian e várias outras atletas que compunham o time, foi uma fase muito boa, tínhamos incentivos nos estudos, nos campeonatos, academias, recuperação em centros de fisioterapia, creio que a equipe voltará a ter novos investimentos no esporte.
Agradeço a oportunidade de relembrar momentos tão especiais ao lado de grandes pessoas.”