22 de agosto, de 2017 | 18:27
Clubes mineiros lamentam a morte de Willy Gonser
O narrador esportivo Willy Gonser morreu nesta terça-feira (22), aos 80 anos. O paranaense ganhou notoriedade em Minas Gerais, ao fazer carreira no rádio esportivo, e ficou marcado pelas transmissões de partidas do Atlético pela Rede Itatiaia de Rádio. Tão logo foi noticiado o óbito, vários clubes mineiros recorreram às redes sociais para homenagear o mais completo do Brasil”, como era apelidado.Willy Gonser estava internado no hospital da Unimed, de Belo Horizonte, para tratamento de pneumonia. Filho de pai alemão e mãe paranaense, Willy Gonser começou a carreira no rádio depois de ganhar um concurso para trabalhar na área, em 1953, pela Rádio Marumby. Ele atuou com noticiários, chamadas musicais e comerciais até a primeira experiência em transmissão esportiva, dois anos mais tarde.
A ligação do locutor com o Atlético começou em 1979, quando iniciou trajetória na Rádio Itatiaia. Willy narrou partidas dos grandes clubes da capital, mas logo passou a ser o responsável pelas transmissões do Alvinegro.
Ele imortalizou os gritos de É gol! É do Galo!, que emocionou os torcedores por cerca de 30 anos. Em 2002, o narrador recebeu o Galo de Prata, maior honraria do clube.
Willy Gonser também participou de coberturas de 11 Copas do Mundo. A primeira foi em 1962, no Chile, pela Rádio Gaúcha, no bicampeonato mundial da Seleção Brasileira. Pela emissora, ele também trabalhou em 1970 (México) e 1974 (Alemanha). Depois de sair da Itatiaia, em 2015, Willy trabalhou, por seis meses, na Rádio Inconfidência, na função de comentarista.
Descanse em paz, Willy Gonser”, publicou a diretoria do Galo em seu Twitter.
Willy emocionou os torcedores por 30 anos. Nesse tempo, transmitiu vários clássicos. O Cruzeiro Esporte Clube se solidariza com a família do Alemão e seus amigos de imprensa. Descanse em paz, Willy Gonser”, declarou a direção do time celeste também em nota publicada no Twitter.
O América também prestou sua homenagem ao narrador e homenageou Willy Gonser no duelo desta terça-feira contra o Criciúma, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, com o respeito de um minuto de silêncio antes de a bola rolar em campo.
O corpo de Willy Gonser foi velado a partir das 17h de ontem, no Funeral House. O sepultamento será nesta quarta-feira, às 10h, no Bosque da Esperança.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]