DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

22 de agosto, de 2017 | 17:50

Moradores do Vale do Aço preocupados com infestação de escorpiões

Os cuidados com acidentes envolvendo escorpiões devem ser redobrados nos locais onde o aracnídeo aparece. Em alguns casos, as picadas podem levar à morte

Enviada por leitor
Leitores enviaram foto de escorpiões que foram encontrados dentro da própria casa, no munícipio de Timóteo  Leitores enviaram foto de escorpiões que foram encontrados dentro da própria casa, no munícipio de Timóteo
O aparecimento de escorpiões assusta moradores do Vale do Aço. Os aracnídeos têm sido encontrados até dentro das casas de algumas pessoas. A comerciante Daniely Sales, de 33 anos, que mora há aproximadamente um ano na rua 149, no bairro Eldorado, em Timóteo, foi uma das pessoas que entraram em contato com o Diário do Aço para alertar sobre a infestação do animal invertebrado, mas que possui veneno capaz de matar uma pessoa.

“Foram cinco escorpiões que eu encontrei desde que eu moro aqui. Anteontem mesmo eu achei em um dos quartos da casa. Então, ficamos com muita preocupação por causa disso, ainda mais que eu tenho uma filha de três meses. Por isso, precisamos de limpeza no bairro e dentro do lar de cada morador”, explica.

A comerciante conta que ela já chegou a ser picada e foi infectada pelo veneno do animal. “Há três meses, eu fui picada por um escorpião dentro da minha casa, tive que ir correndo para o hospital. Mas já me recuperei e estou bem”, conta.

Daniely Sales acrescentou que sua vizinha também encontrou dois escorpiões em um dos quartos da casa. “Ela mora há dois meses aqui na rua e, inclusive, achou um escorpião no quarto de bebê. Vamos até fazer um galinheiro em nossas casas para ajudar no combate ao escorpião”, ressalta.

Conforme a comerciante, existe um lote vago ao lado da sua residência, que pode ter contribuído para o aparecimento e proliferação dos escorpiões por causa da sujeira no local. “O responsável pelo lote foi notificado pela prefeitura para limpar a área onde, inclusive, foram encontradas quatro cobras. Ele disse que tinha se esquecido desse lote, por isso que estava cheio de entulho. Mas o fato é que o dono já removeu a sujeira de lá”, afirma.
Escorpião encontrado em uma residência no bairro Eldorado, em Timóteo Escorpião encontrado em uma residência no bairro Eldorado, em Timóteo

Outro caso
No início deste mês, os moradores do bairro Residencial Fazendinha, em Coronel Fabriciano, chegaram a fazer um abaixo-assinado, a fim de solicitar à prefeitura a retirada de entulhos em um lote vago na rua Padre Américo Magalhães. Um dos moradores, Carlos Bremer, detalhou o problema ao Diário do Aço: “A situação aqui está muito difícil. Tem cerca de um mês e pouco que tem esse entulho na rua Padre Américo Magalhães. Por isso, o local está cheio de escorpião, ratos e insetos. Só na minha casa, eu já encontrei dois escorpiões”, afirma.

Zoonoses faz alerta
Referência técnica em Zoonoses da Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Coronel Fabriciano, Manoel Carlos dos Santos, fez uma avaliação sobre situação da região em relação ao aparecimento dos aracnídeos. “Em se tratando de controle de escorpião aqui no Vale do Aço, como muito em outros lugares, é muito difícil. Na maioria dos quintais, as condições são propícias para proliferação de vários vetores transmissores de doenças e também de escorpiões”, observa.

Manoel Carlos orienta que é fundamental prezar pela limpeza dentro e fora de casa, com o intuito de combater o surgimento de insetos e escorpiões. “Se conseguir conscientizar a população a manter os quintais limpos e os governantes a manterem parques, praças públicas e jardins limpos, sem folhas secas, entulhos e lixo, já teremos boa parte da situação resolvida”, explica.

Em caso de aparecimento de escorpião, o técnico da SRS informa que não se deve usar produtos químicos, como na dedetização, dentro de casa. “O certo é procurar o Centro de Controle de Zoonoses ou o setor de zoonoses do município para que pessoas capacitadas façam o desalojamento dos indivíduos e captura dos mesmos, dando a destinação correta”, esclarece. O técnico acrescentou que, em setembro, ocorrerá uma capacitação na SRS para manejo de escorpião, envolvendo 35 municípios sob a jurisdição da Superintendência Regional de Saúde.

Em caso de picada vítima deve procurar atendimento médico
Os cuidados com acidentes envolvendo escorpiões devem ser redobrados nos locais onde o aracnídeo aparece. Em alguns casos, as picadas podem levar à morte, oferecendo maior risco para crianças e adolescentes com menos de 14 anos. Em 2015, Minas Gerais registrou 20.015 acidentes com escorpiões.
Em caso de aparecimento de escorpião dentro de casa, o setor de zoonoses do município deve ser avisadoEm caso de aparecimento de escorpião dentro de casa, o setor de zoonoses do município deve ser avisado

Por se alimentar de baratas, o escorpião pode viver em ambientes urbanos com facilidade. Entre seus esconderijos favoritos estão entulhos, restos de material de construção e depósitos de lixo. A bióloga da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Michele da Conceição Martins, acrescenta que, para evitar acidentes, o correto é posicionar camas e berços a uma distância de dez centímetros da parede e não deixar a roupa de cama encostada no chão. “Como os escorpiões se alimentam de baratas, os ralos e sacos de lixo também podem servir de esconderijo. É preciso vedar a abertura de ralos e pias com uma tela e armazenar o lixo adequadamente”, explica a bióloga.

Em caso de acidente, é preciso procurar uma unidade de soroterapia e evitar soluções caseiras, além de se automedicar ou ficar em casa.

De modo geral, a picada do aracnídeo injeta o veneno escorpiônico. Em relação aos efeitos, a reação variar em cada pessoa. Nos adultos há dor imediata e edema leve. Nos casos mais graves, com crianças abaixo de sete anos, há risco de agravamento do quadro de saúde, com a necessidade de soroterapia específica em tempo adequado.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cristina

02 de setembro, 2017 | 10:21

“Gente não adianta colocar a culpa no prefeito, pois se a sua rua está cheia de lixo, entulho e etc...não foi o prefeito que foi lá e jogou e sim pessoas sem educação e respeito pelo próximo, pela própria família e por si mesmo, então a conscientização tem que vir primeiro de cada um de nós.”

Janice

28 de agosto, 2017 | 18:55

“Não é somente esperar pelo poder público. Viajando pela região vi muitas áreas muito feias, queimadas, principalmente em Ipatinga e Timóteo. E ainda falam em ecoturismo nesta terra arrasada! Nestas queimadas se mata asfixiados filhotes de aves e até seus pais quando não abandonam os ninhos tentando proteger ou salvá-los. Menos aves, mais insetos. Mais queimadas, menos aves, mais escorpiões e insetos vetores de doenças, pois seus predadores naturais diminuem. Parece que a população anestesiada não liga para os bombeiros e não faz nada. População porca, que jogam entulho em qualquer lugar, lixo em qualquer lugar ´também ajuda a piorar o quadro. existe horário para o lixeiro passar, mas tem gente que põe o lixo na rua 24 horas antes da hora e dia certo, e por aí vai. Depois reclamam que a vida está ruim!”

Sissi

26 de agosto, 2017 | 12:33

“No bairro Serenata, onde resido, costumava aparecer muito escorpião. Eu mesma já peguei 4 deles no verão passado. Moro em um apto da parte dos fundos prox a um barranco. Após medidas de limpezas perióticas da cx de gordura do prédio, já que escorpiões são atraídos por baratas, dedetização e fechamento de todos os ralos da casa, a aparição desagradável foi suspensa. Graças a Deus!”

Maria

25 de agosto, 2017 | 20:57

“Na rua Cônego Antônio rocha próximo a escada q dá acesso ao morro do Carmo, os entulhos estão tomando conta dá rua é a prefeitura nem.quer saber, acho q vai limpar só depois q alguém morrer picado por um escorpião, pq baratas, ratos já estão tomando conta e nossas casas estão sendo invadidas por eles, reclamos e nada até agora, nenhuma providência está sendo tomada, esse prefeito tá nem aí pra nós população, só visa o bolso dele, melhoria até hj nada, cada vez esta é piorando mais a cidade..”

Mara

23 de agosto, 2017 | 18:52

“precisamos manter o equilíbrio das espécies. Quem puder compre galinhas. Os escorpiões desaparecerão”

Tay

23 de agosto, 2017 | 16:22

“O Bairro Bom Pastor em Santana do Paraíso é infestado dessas pragas. Nós reclamamos mas a prefeitura não está nem aí. O Bairro está abandonado, sujeira pelas ruas e lotes. Os escorpiões aparecem direto dentro das casas e não é pouco não. Fazemos a nossa parte como morador mantendo nossas casas limpas mas os lotes estão sujos e cheios de Mato.”

Bruna

23 de agosto, 2017 | 14:57

“Oi Moro no bairro caladão, e la esta com muitos casos de escorpiões nas casas. A equipe de zoonoses tem que ir la fazer a limpeza
Mais a culpa entre aspas e da prefeitura que não esta mantendo a cidade limpa e dos moradores que consegue manter limpo”

Elaine

23 de agosto, 2017 | 09:42

“No bairro Jardim Vitoria tem aparecido varios escorpioes.Esta semana aparecerem 2 aqui em casa e tambem varios na casa de vizinhos...fico preocupadissima pois tenho crianca em casa.”

Izabel

23 de agosto, 2017 | 09:27

“Aqui na minha casa já aconteceu de eu achar 5 por dia, meu filho já foi mordido no pescoço, aqui em casa fica o quintal tuso limpo, mas é porque aqui e frio.”

Samuel

23 de agosto, 2017 | 07:30

“kkkkkkkkkkkkkkkkk ai galera ,vamos dar um desconto né.pegar eles e vender pra espetinho grill no caravelas.estao servindo escorpiao no espeto.com uma crise desta a galera tem que arrumar um fonte de renda extra.”

José Afonso

23 de agosto, 2017 | 06:19

“Já perdi um familiar com picada dessa praga. Vamos tomar cuidado aí, gente. As galinhas são predadores naturais, mas nem todo lugar pode ter galinha, então a saída é acabar com o abrigo dos escorpiões.”

Envie seu Comentário