22 de agosto, de 2017 | 10:22
Empreender pode dar certo
Marcele Pena
Com a crise que assola o país, muita gente perdeu o emprego formal. E com a falta de perspectiva de conquistar um novo posto de trabalho, boa parte dessas pessoas decidiu abrir o próprio negócio.Tristemente, poucos desses negócios completaram dois anos de funcionamento. A culpa é toda da crise? Nem sempre. Nosso modelo de educação talvez seja o grande vilão dessa estatística. Quantos de nós receberam durante o Ensino Médio, o curso Técnico ou a faculdade, aulas sobre empreendedorismo?
A maioria de nós foi educada para ser empregado, e quando decide empreender, não tem informações suficientes para fazer o negócio alavancar. E sem informação, há ainda aqueles que acreditam que ser dono do próprio negócio é sinônimo de chegar a hora que quiser no trabalho e sair mais cedo, podendo curtir a vida adoidado.
Empreender é sinônimo de ser o primeiro a chegar à empresa e o último a sair, de pagar todas as contas, os empregados, e só fazer as próprias retiradas depois de todas as pendências quitadas. Ser dono do próprio negócio exige pesquisa, informação, capacitação e olhos bem abertos para acompanhar o mercado o tempo todo.
Então, vale à pena empreender?
Sim, vale. Tem gente que não nasceu para ter um emprego formal ou ser funcionário público. Normalmente os empreendedores são pessoas enérgicas, que sonham em fazer algo pelo que são apaixonadas, ganhar dinheiro, gerar emprego e fazer prosperar a região onde vivem.
Nada contra quem sente paixão por uma carreira no setor privado. Afinal, quem sonha grande quer fazer a empresa crescer para gerar oportunidades de carreira na vida daqueles que almejam o emprego formal.
Mas esses empreendedores são aqueles lá do início do texto, que fecharam as portas da empresa com menos de dois anos? Não mesmo. Em meio a tantos desafios, agravados ainda pela crise e pela elevada carga tributária brasileira, tem empresa lucrando. Entenda: não é sobrevivendo. É lucrando mesmo e aqui, na região do Vale do Aço.
Por isso, a partir de hoje, eu e o amigo Vinícius Colombini vamos compartilhar com vocês cases de sucessos da nossa região e ainda dar dicas de como fazer o seu negócio prosperar. Se você quer ler notícias boas e sonha em ter o seu próprio negócio, acompanhe nosso conteúdo e sonhe com a gente.
* Jornalista. Tem uma start up e atua no Ecossistema de Inovação do Vale do Aço para encorajar outras pessoas a tirarem o sonho do papel.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











