22 de agosto, de 2017 | 09:20

Luto na crônica esportiva mineira

Morre o narrador Willy Gonser, aos 80 anos, imortalizado como a 'voz do Atlético'

Omar Freire
Willy Gonser morreu aos 80 e fica imortalizado como a Willy Gonser morreu aos 80 e fica imortalizado como a "Voz do Atlético"


O narrador esportivo Willy Gonser morreu nesta terça-feira (22), aos 80 anos. O paranaense ganhou notabilidade em Minas Gerais, ao fazer carreira no rádio esportivo e ficou marcado pelas transmissões de partidas do Atlético pela Rede Itatiaia de Rádio.

Willy Gonzer estava internado no hospital da Unimed, de Belo Horizonte, para tratamento de pneumonia. Nas semanas anteriores amigos e a rádio Itatiaia, lançaram a campanha “O Willy precisa de você”, em que pedia a ação de doadores de sangue.

Filho de pai alemão e mãe paranaense, Willy Gonser começou a carreira no rádio depois de ganhar um concurso para trabalhar na área, em 1953, pela Rádio Marumby. Ele atuou com noticiários, chamadas musicais e comerciais até a primeira experiência em transmissão esportiva, dois anos mais tarde.

A ligação do locutor com o Atlético começou em 1979, quando iniciou trajetória na Rádio Itatiaia. Willy narrou partidas dos grandes clubes da capital, mas logo passou a ser o responsável pelas transmissões do Alvinegro.

Ele imortalizou os gritos de ‘É gol! É do Galo!’, que emocionou os torcedores por cerca de 30 anos. Em 2002, o narrador recebeu o Galo de Prata, maior honraria do clube.

Willy Gonser também participou de coberturas de 11 Copas do Mundo. A primeira foi em 1962, no Chile, pela Rádio Gaúcha, no bicampeonato mundial da Seleção Brasileira. Pela emissora, ele também trabalhou em 1970 (México) e 1974 (Alemanha). Depois de sair da Itatiaia, em 2015, Willy trabalhou, por seis meses, na Rádio Inconfidência, na função de comentarista.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário