
21 de agosto, de 2017 | 11:13
Motorista perde controle de Honda Fit na ponte velha e mata pedestre
Vítima foi lançada do alto da ponte e caiu sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas
Na manhã desta segunda-feira (21), o ajudante de caminhão, Ronaldo Luís de Araújo, o Picolé, de 50 anos, foi atropelado por um carro descontrolado enquanto atravessava a antiga ponte que liga as cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo. A vítima caiu de uma altura de cerca de dez metros e morreu sobre os trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas, nas proximidades da Estação Ferroviária Mário Carvalho, em Timóteo.
Conforme apurado pelo Diário do Aço, no local dos fatos, o motorista Gilson Geraldo Santos, de 61 anos, surgiu dirigindo em zigue-zague um Honda Fit, de placas de Timóteo, no sentido a Coronel Fabriciano, quando bateu nos blocos de concreto no início da ponte, usados para impedir a passagem de veículos de carga.
Após o impacto na contenção, o motorista perdeu o controle do veículo, trafegou ainda mais alguns metros, bateu na proteção lateral na cabeceira da ponte, e atropelou Ronaldo Araújo, morador de Coronel Fabriciano, que caminhava pela ponte, indo para o trabalho.
Com o impacto, o pedestre foi jogado para fora da ponte e caiu de uma altura de, aproximadamente, dez metros até atingir a linha férrea, causando sua morte instantânea. Em seguida, o motorista também atingiu um Corsa de placas de Timóteo, que trafegava no mesmo sentido.
Há suspeitas de que Gilson passou mal enquanto dirigia, devido ao fato de ter conduzido o veículo mais de um quilômetro em zigue-zaque, conforme relatos de testemunhas ao Diário do Aço. Notei que na estrada da Sinterização, ele já vinha assim, dirigindo como se tivesse bêbado ou sentido algo na direção”, contou o aposentado Wellington de Oliveira, que presenciou o acidente.
Gilson teve leves ferimentos e foi encaminhado ao Hospital Vital Brazil, em Timóteo, pelo Corpo de Bombeiros, enquanto o motorista e o passageiro do Corsa não tiveram nenhum machucado. Os familiares do motorista do Fit informaram que Gilson já havia sofrido AVC (acidente vasculhar cerebral) antes. Ele ficou em observação médica.
O corpo de Ronaldo foi periciado e encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Ipatinga. A mulher dele e amigos estiveram no local e informaram que Picolé era morador do bairro Nossa Senhora do Carmo (Morro do Carmo), em Coronel Fabriciano. Ele, que tinha um filho adolescente, iria se encontrar com um motorista de caminhão para um trabalho no trevo Sinergia, como havia combinado.
O condutor do Chevrolet Corsa atingido pelo Honda, segundo a Polícia Militar Rodoviária, teve constatado que havia ingerido bebida alcoólica e foi multado, além de ter a carteira de habilitação apreendida. O trânsito no local só foi liberado no fim da manhã, após a retirada dos dois carros acidentados.
Wellington Fred
Ronaldo Luis de Araújo foi arremessado para fora da ponte

Palco do acidente, a ponte velha é uma novela antiga
A antiga ponte entre Coronel Fabriciano e Timóteo, sobre o rio Piracicaba, está parcialmente interditada desde o dia 8 de novembro de 2012, quando foram detectadas rachaduras na base que sustenta dois dos seus pilares.
Desde então, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) chegou a lançar dois editais para contratação do serviço para o reparo na ponte, mas os dois certames não tiveram sucesso. O acidente desta segunda-feira gerou protestos de usuários da via, que pedem providências e criticam a falta de representatividade do Vale do Aço para uma solução definitiva.
Recentemente, a Usiminas Mecânica empresa de bens de capital especializada em pontes em aço, elaborou projetos para a substituição da ponte velha. Nenhum dos projetos prevê reaproveitamento do que existe da ponte atualmente.
Esse foi o segundo acidente grave sobre a ponte velha, em menos de um mês. No dia 27 de julho um caminhão despencou do alto da ponte e caiu à margem do rio Piracicaba, depois que o condutor perdeu o controle ao tentar passar com o cavalo mecânico entre os blocos de concreto.
MAIS FOTOS



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Edmilson Silveira
22 de agosto, 2017 | 18:29Lucas, o estressadinho defensor dos errados! principalmente dos parentes errados.”
Edy
22 de agosto, 2017 | 16:01O estressadinho Lucas, deve ser parente do motorista do carro. Por isso o defende e é perigoso constatar que além da ponte, o pedestre também é o culpado. Coitado!!”
Elson
22 de agosto, 2017 | 15:59Lucas, calma menina! Acho que voce que não leu a matéria. Sabe me dizer quantas pessoas e veículos passam pela ponte diariamente? Não deve saber né. Sabia que pelo jeito que o motorista dirigia, ele iria acabar matando alguem, mesmo que não fosse na ponte? Sabia que há um mes, um motorista bêbado conseguiu atravessar a ponte sem cair lá embaixo, ou jogar alguém, e que ele conseguiu bater em uma moto a uns 200mts depois e matar o motociclista? Não sabia né? E sabia que não é preciso ser perito, nem especialista em trânsito para saber quando um MAL motorista ou condutor é o responsável por um acidente. Agora, se o condutor do carro é seu parente, não fique irritado com os comentários sobre os fatos. Tenha pena da família do trabalhador que ele tirou a vida. Abçs”
Lucas
22 de agosto, 2017 | 10:47Senhores Elson, Edy, Antonio e Edmilson, nobres Doutores Especialistas em Trânsito e Tráfego Viário, os senhores leram a matéria, realmente? Leiam mais uma vez: "Há suspeitas de que Gilson passou mal enquanto dirigia, devido ao fato de ter conduzido o veículo mais de um quilômetro em zigue-zague [...]". A culpa é das autoridades, sim. Esta ponte já deveria ter sido refeita e não deveria estar como está. Se o motorista teve mal súbito, como ele pode ser culpado? É fatalidade. Se não for isto mas tiver sido imperícia, tem de arcar com as consequências, Senhores Doutores Especialistas de Trânsito, entenderam?????”
Edmilson Silveira
22 de agosto, 2017 | 08:29Só faltou a turma dizer que a culpa é do pedestre! Nunca vi um povo que adora colocar culpa de tudo em pessoas erradas. Eta povinho....”
Antonio
21 de agosto, 2017 | 19:44O cara dirige em Zigue-Zague desde a estrada da sinterização. Consegue chegar até a ponte, onde assassina o pobre pedestre que ia pro trabalho e vem uma turma de babaca dizer aqui que é culpa da ponte, das autoridades e etc. Será que ao menos se deram ao trabalho de ler a reportagem? Aposto que não. Fazem parte da turma que acha mais fácil culpar as autoridades. Hipócritas”
Elson
21 de agosto, 2017 | 19:40Será mesmo que a culpa é da ponte, das autoridades e etc? E o motorista? Com certeza não estava na velocidade recomendada ao local. Com certeza que houve imprudência dele. Foi feito o teste do bafômetro? Qual resultado? Porque o motorista vinha em Zigue-zague?”
Edy
21 de agosto, 2017 | 19:37Muitos condenando a ponte, as autoridades, os políticos, os cachorros e tudo mais. Colocar culpa em outros, por erros próprios, é mais fácil. Mas o principal CULPADO de tudo foi o motorista. IMPERÍCIA e IMPRUDÊNCIA ao volante. Simples assim!! Cadeia nele.”
Rodrigo
21 de agosto, 2017 | 18:06Prefeito Nada, isso e para os deputados do Vale do aco.kd o celinho e a rosangela.ano q vem tem eleicao, lembren se disso.turma de incompetentes.”
Rener
21 de agosto, 2017 | 14:53ESSA PONTE VELHA É UMA VERGONHA E NOSSOS REPRESENTANTES NÃO TEM VERGONHA CADÊ VOCÊ DEPUTADO CELINHO DOIS MANDATOS E NÃO CONSEGUE RESOLVER O PROBLEMA DESSA PONTE.E OS PREFEITOS DE CORONEL FABRICIANO E TIMÓTEO.DOIS INCOMPETENTES.”
Matheus Arruda
21 de agosto, 2017 | 13:58Essa ponte está difícil.”
Lucas
21 de agosto, 2017 | 13:01Vai ficar por isto mesmo, infelizmente. Nem com este acidente trágico as autoridades vão fazer alguma coisa.”