17 de agosto, de 2017 | 15:38

Hibridus 15 anos

Nilmar Lage/ACS Hibridus
Em suas atividades, a trupe do Hibridus conta com patrocínio da UsiminasEm suas atividades, a trupe do Hibridus conta com patrocínio da Usiminas
O grupo de dança contemporânea Hibridus Dança, de Ipatinga, comemora 15 anos de existência, que também são de resistência, persistência e muito trabalho artístico, incluindo a participação das discussões de políticas públicas para cultura no município e no estado, por entender que também é papel do artista estar engajado nas diversas faces e processos de criação e experimentação.

Com o precioso patrocínio da Usiminas (via Lei Estadual de Incentivo à Cultura), a atuação do Hibridus nas áreas artística, cultural e social resultou no reconhecimento, pelo legislativo municipal, como instituição de Utilidade Pública em Ipatinga (Lei nº 3037 de 29 de maio de 2012).

Em parceria com o belo-horizontino Tuca Pinheiro, o grupo está em processo de criação de seu mais novo trabalho. Os artistas Luciano Botelho, Maria Cloenes, Rosângela Sulidade e Wenderson Godoi estão imersos, no Espaço Hibridus, vivenviando diversos exercícios, conversando, assistindo vídeos e levantando material para a nova criação.

O grupo foi selecionado para participar da 6ª Edição do Festival de Dança de Itacaré, na Bahia, onde vai se apresentar entre os dias 12 a 18 de setembro com o trabalho Solos Hibridus, espetáculo indicado ao 2º Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas em 2015.

Nesta sexta-feira (18), com o artista Wenderson Godoi e a convite do curador Marcelo Bones, o grupo participará em Belo Horizonte do Encontro de Festivais, no Festival do Teatro Brasileiro, um projeto de intercâmbio interestadual singular que seleciona espetáculos de um determinado estado e os apresenta em outras unidades da federação.

Ao todo, o evento terá 12 espetáculos em 26 apresentações, Residência Artística, Ciclo de Dramaturgia, ação de formação de plateia para 500 alunos da rede pública, bate-papo entre equipe e público e encontros informais entre artistas. As atividades são gratuitas e tem patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Distrito Federal.

Em setembro, a artista Rosângela Sulidade dará continuidade à sua participação no espetáculo Dança Doente, de Marcelo Evelin, que terá apresentações na Alemanha, França e Portugal, na Europa, e depois no Japão e também em Campinas, São Paulo.

O Hibridus Dança também já está pensando a curadoria para a 14ª edição do ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, incluindo a 5ª Edição do ENARTCinho – dança para crianças.

Outra ação do grupo desde o início do ano e disponibilizar todo o seu acervo fotográfico em sua página no facebook, que conta com postagens de eventos datados de 1999 até dos dias atuais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário