EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

16 de agosto, de 2017 | 11:40

Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Divulgação/ACS Centro Europeu de Curitiba
Nesta quinta-feira, 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A celebração foi criada em 1998 para homenagear o historiador e primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade.

A data reforça a importância de reconhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural do país. Neste contexto, o trabalho do conservador e restaurador ganha espaço e exige profissionais cada vez mais preparados.

Divulgação/ACS Centro Europeu de Curitiba
O restaurador é o profissional que faz intervenções em obras de arte, edifícios, livros e demais patrimônios históricos a fim de preservar ou recuperar sua significância para a sociedade.

Regulamentada em 2013 no Brasil, a profissão exige uma formação acadêmica multidisciplinar, baseada em história, história da arte, física, química, filosofia, ética e estética.

Divulgação/ACS Centro Europeu de Curitiba
Rosina Parchen, coordenadora do curso de Restauro e Conservação de Edifícios e Obras de Arte do Centro Europeu, de Curitiba (PR), explica que a formação em restauro permite que o profissional atue na elaboração de projetos de restauração e revitalização de construções, painéis, telas, esculturas e pinturas murais.

“O curso garante ao aluno o suporte teórico e prático necessário para que ele reconheça as patologias e desenvolva soluções de proteção e de intervenção em bens culturais”, detalha a especialista.

Divulgação/ACS Centro Europeu de Curitiba
Embora a profissão apresente um papel social extremamente relevante, são poucos os profissionais habilitados na área.

“A falta de especialistas capazes de elaborar um diagnóstico adequado e de intervir nos elementos históricos originais com o conhecimento necessário pode vir a causar danos irreparáveis a preservação das características essenciais dos elementos históricos e dos conjuntos onde estão inseridos”, afirma Rosina Parchen.

Mercado de trabalho
Os principais campos de atuação destes profissionais são os museus, órgãos oficiais de proteção ao patrimônio e secretarias de cultura e ateliers especializados.

Além disso, nos últimos anos, com a crescente valorização de prédios e objetos históricos e de grande valor afetivo na arquitetura, design e decoração, o mercado de trabalho tem se expandido também para as instituições privadas.

“Os profissionais que atuam nesta área são cada vez mais procurados para restaurarem e adequarem edificações históricas à vida contemporânea. Muitos são as empresas que se instalam em prédios históricos, buscando personalidade e raízes culturais. E nestes casos, a presença de um restaurador é imprescindível”, conclui Rosina Parchen.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário