14 de agosto, de 2017 | 16:59

Coronel Fabriciano investe na preservação e em ações de conscientização ambiental

ACS PMCF
Junto com alunos de CMEI Aroldo Brande, prefeito Marcos Vinicius planta mudas de árvores em comemoração ao Mês do Meio Ambiente em FabricianoJunto com alunos de CMEI Aroldo Brande, prefeito Marcos Vinicius planta mudas de árvores em comemoração ao Mês do Meio Ambiente em Fabriciano
Com o crescimento industrial e populacional acelerados, o consumo por riquezas naturais e minerais têm atingido níveis cada vez mais críticos.

Assim, Coronel Fabriciano foca na preservação do meio ambiente, pois é nele que estão os recursos naturais necessários à nossa sobrevivência. Desde o início do ano, a administração municipal promove ações de preservação e conscientização ambiental.

Historicamente, alguns pontos da cidade sempre alagam nos períodos chuvosos, principalmente nos bairros mais baixos que cortam o ribeirão Caladão.

Partindo dessa premissa, a primeira medida emergencial foi fazer a limpeza e desassoreamento do manancial nos bairros Caladão, Judith Bhering, Contente, Primavera, Manoel Maia e Frederico Ozanan, de onde foram retiradas mais de 200 toneladas de entulho.

Codema
A reestruturação e reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), que tem o dever de zelar pela preservação ambiental e proteção da ecologia, foi um fator importante.

Uma de suas ações decisivas foi a deliberação favorável às intervenções para a construção das elevatórias de esgoto, marco importante para a concretização da Estação de Tratamento de Esgoto na cidade, que já está em fase final.

Outra ação foi a conscientização dos moradores sobre a importância da preservação. As equipes da secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente promovem atividades de educação ambiental nas escolas, mostrando a importância da reciclagem, economia de água e a plantação de mudas.

Blitz educativas também são realizadas informando a população sobre o consumo consciente da água, descarte correto do lixo e a doação de mudas nativas e frutíferas, produzidas no Viveiro Municipal. A administração ainda conta com outros projetos em desenvolvimento.

ACS PMCF
Cachoeira do Aníbal, na Serra do Cocais, em Coronel FabricianoCachoeira do Aníbal, na Serra do Cocais, em Coronel Fabriciano
Dia da árvore
No dia 21 de Setembro é comemorado o Dia Mundial da Árvore, um grande símbolo da natureza e uma das mais importantes riquezas naturais.

Para celebrar a data e estimular uma reflexão nos moradores, a Gerência de Meio Ambiente, em parceria com a Coordenadoria de Parques e Jardins, promoverá blitz ambiental para despertar a importância da conservação e proteção ecológica e consequente proteção dos recursos hídricos, além da doação de mudas de espécies variadas do viveiro municipal, bem como cadastro e horários para solicitação de mudas e sementes.

Selo Verde
Está em fase de implantação o Selo Verde Municipal, que irá atestar a empresa que obedece aos padrões da qualidade, proteção e preservação ambiental, sendo recomendada e indicada ambientalmente pelo município. Coronel Fabriciano tem cerca de três mil indústrias e pequenos negócios, que têm potencial poluidor e degradador.

Assim, a administração adota medidas de controle e monitoramento ambiental com visitas, orientações e recomendações relativas aos parâmetros ambientais a serem observados em cada segmento. A empresa que seguir as normas recebe o selo verde.

Renasce Fabriciano
A Secretaria de Planejamento também desenvolve um projeto para recuperar áreas de preservação permanente de nascentes, nas áreas urbana ou rural. Todos os bairros têm ao menos uma nascente.

O objetivo é levantar e cadastrar as nascentes, promovendo a recuperação da vegetação e as funções ecológicas, envolvendo os moradores, ONG´S e associações no projeto, incentivando o comprometimento com o meio ambiente, além de informá-los sobre fatores de degradação, como a presença de animais, espécies invasoras, fogo, erosão e resíduos.

ACS PMCF
Fabriciano lança Selo Verde para incentivar ações ambientais nas empresas da cidadeFabriciano lança Selo Verde para incentivar ações ambientais nas empresas da cidade
Esse trabalho será feito no período chuvoso, entre setembro de 2017 a janeiro de 2018.

Fundo Municipal
Para o recebimento de verbas pelo município, visando proteger o meio ambiente, deve-se criar o Fundo Municipal de Meio Ambiente.

A implantação é de extrema importância, pois garante que as compensações financeiras decorrentes de empreendimentos que causam impacto ambiental sejam feitas de forma correta e transparente na reparação e/ou reconstituição do dano.

O Fundo Municipal é o órgão responsável pela captação e gerenciamento de recursos destinados ao meio ambiente. A minuta de lei para a criação do Fundo já está sob análise jurídica para aprovação.

Bota-fora e Entulho
Um dos maiores problemas ambientais enfrentados pela população de Coronel Fabriciano está sendo solucionado. O município começou o recolhimento de entulhos da construção civil nos bairros mais atingidos.

Em virtude do vencimento da Autorização Ambiental de Funcionamento do bota-fora, em março de 2016, e após constatar que a cidade está em dívida ativa por intervenção ambiental desde 2007, a Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, resolveu o impasse e faz a coleta em pontos emergenciais.

Já foram recolhidos aproximadamente 6 mil toneladas de entulho, e a previsão é que em três meses a situação esteja normalizada. Um calendário de recolhimento está sendo elaborado.

Aliado a isso, o departamento de meio ambiente realiza ações de conscientização nos bairros, através de palestras sobre o descarte correto e regular dos resíduos, além do atendimento de demandas diárias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário