Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de agosto, de 2017 | 16:24

Viveiro doa mensalmente em torno de 3.500 mudas para ipatinguenses

Poucos municípios no Estado de Minas Gerais possuem um viveiro de mudas como o de Ipatinga.

Todos os meses, são feitas no espaço a coleta de sementes e plantio em sacolas de espécies ornamentais, frutíferas e nativas que podem ser usadas tanto para a manutenção dos parques e jardins quanto para os programas de arborização urbana e recuperação de áreas e nascentes degradadas da cidade.

Secom/PMI
Setor de doação de mudas do Viveiro Municipal de IpatingaSetor de doação de mudas do Viveiro Municipal de Ipatinga
Além de suprir as necessidades do município, o Viveiro Municipal também está preparado para distribuir gratuitamente aos munícipes, mensalmente, até três mudas, sendo o benefício oferecido a quem estiver devidamente cadastrado no órgão.

O cadastro é feito no próprio viveiro, mediante apresentação dos documentos pessoais e comprovante de endereço (original e cópia).

Para o município, cada muda de árvore custa em média entre R$ 10 a R$ 20.
Regularmente, são doadas a cada mês em torno de 3.500 mudas. Somente no mês de julho, foram produzidas quase 35 mil mudas e coletados aproximadamente 16 quilos de sementes.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) pede a colaboração de todos para garantir a sobrevivência das novas mudas que são diariamente plantadas, já que de nada adianta a Prefeitura fazer a parte dela se a população não contribuir com a preservação.

Até mesmo a quebra de galhos pode comprometer a saúde das plantas e, infelizmente, em alguns bairros têm sido registrados furtos das mudas recém-plantadas.

Outro hábito que acaba por degradar o meio ambiente em Ipatinga e coloca em risco todo o trabalho da Prefeitura em arborizar a cidade são os acúmulos de entulho. Muitos detritos são descartados de forma irregular perto de nascentes, canteiros centrais e mesmo em Áreas de Preservação Permanentes (APP).

A população pode ajudar a administração a preservar, não apenas fazendo parceria com a Prefeitura de Ipatinga para receber doações de mudas para arborizar espaços públicos, tornando-os mais agradáveis a todos, mas também denunciando casos de vandalismo no Departamento de Meio Ambiente (Demam), pelo telefone 3829-8079.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Camila

13 de dezembro, 2022 | 23:44

“Não recomendo. Depois de pegar informações no site, tentei por diversas vezes ligar e os telefones não funcionam (assim como os telefones de escolas do município). No site o horário de funcionamento é diferente do que fui informada por uma funcionária que parecia estar de mal humor, uma vez que foi muito grosseira.
Vc precisa ir no horto para saber quais mudas estão disponíveis, voltar a prefeitura para pegar o requerimento, preencher e entregar no horto.
Mesmo ficando duas viaturas vigiando o local, fui informada que não é mais possível entrar lá dentro como era nós anos 90 em que eu ia quase todos os dias e recebia lições não só de plantio mas de vida com os funcionários daquela época.
Decepcionada!”

Milca Schulz de Fraga

27 de outubro, 2020 | 17:55

“Gostaria de saber como faço pra conseguir doações de mudas de eucalipto tenho terra e gostaria de fazer o plantio moro em Viamão RS”

Envie seu Comentário


Mais Lidas