Viveiro doa mensalmente em torno de 3.500 mudas para ipatinguenses

Poucos municípios no Estado de Minas Gerais possuem um viveiro de mudas como o de Ipatinga.

Todos os meses, são feitas no espaço a coleta de sementes e plantio em sacolas de espécies ornamentais, frutíferas e nativas que podem ser usadas tanto para a manutenção dos parques e jardins quanto para os programas de arborização urbana e recuperação de áreas e nascentes degradadas da cidade.

Secom/PMI


Setor de doação de mudas do Viveiro Municipal de Ipatinga
Além de suprir as necessidades do município, o Viveiro Municipal também está preparado para distribuir gratuitamente aos munícipes, mensalmente, até três mudas, sendo o benefício oferecido a quem estiver devidamente cadastrado no órgão.

O cadastro é feito no próprio viveiro, mediante apresentação dos documentos pessoais e comprovante de endereço (original e cópia).

Para o município, cada muda de árvore custa em média entre R$ 10 a R$ 20.
Regularmente, são doadas a cada mês em torno de 3.500 mudas. Somente no mês de julho, foram produzidas quase 35 mil mudas e coletados aproximadamente 16 quilos de sementes.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) pede a colaboração de todos para garantir a sobrevivência das novas mudas que são diariamente plantadas, já que de nada adianta a Prefeitura fazer a parte dela se a população não contribuir com a preservação.

Até mesmo a quebra de galhos pode comprometer a saúde das plantas e, infelizmente, em alguns bairros têm sido registrados furtos das mudas recém-plantadas.

Outro hábito que acaba por degradar o meio ambiente em Ipatinga e coloca em risco todo o trabalho da Prefeitura em arborizar a cidade são os acúmulos de entulho. Muitos detritos são descartados de forma irregular perto de nascentes, canteiros centrais e mesmo em Áreas de Preservação Permanentes (APP).

A população pode ajudar a administração a preservar, não apenas fazendo parceria com a Prefeitura de Ipatinga para receber doações de mudas para arborizar espaços públicos, tornando-os mais agradáveis a todos, mas também denunciando casos de vandalismo no Departamento de Meio Ambiente (Demam), pelo telefone 3829-8079.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO