14 de agosto, de 2017 | 15:42

Quando a cor rosa invade Ipatinga...

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as cidades modernas, ecológica e socialmente responsáveis, tenham, no mínimo, 12 m² de área verde por habitante.

Ipatinga, entretanto, oferece mais de dez vezes do que a área recomendada. Isto se deve a vários aspectos, entre eles o trabalho desenvolvido há décadas pela Usiminas, tanto em sua área interna quanto no seu entorno, o que prova que iniciativas corporativas podem fazer a diferença na preservação ambiental.

Outras iniciativas, públicas ou privadas, passam inclusive pela criação de Reservas de Proteção do Patrimônio Natural nas comunidades rurais, tendo como exemplo a existente na Fazenda do Zaca, no Tribuna.

Wôlmer Ezequiel
As encantadores flores dos ipês-rosa em IpatingaAs encantadores flores dos ipês-rosa em Ipatinga
Mas a menina dos olhos de Ipatinga e maior cartão postal da cidade é, sem sombra de dúvida, o Parque Ipanema, área verde e de lazer plantada no centro da cidade e cujo projeto original foi desenhado pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Outro destaque são os jardins que enfeitam praças, avenidas e logradouros públicos da cidade, sob a responsabilidade da empresa Infrater, que, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipatinga, faz com que Ipatinga torne-se cada dia mais verde, cada dia mais colorida, e a cada dia mais bela e agradável aos olhos de moradores e visitantes.

Encanto para os olhos
Mas o que há algum tempo vem chamando a atenção de todos em Ipatinga é a florada dos ipês-rosa.

Entre o final de maio e início de agosto, a cor rosa dos ipês floridos tomam conta de ruas, praças, parques e avenidas. E tão rapidamente quanto vem, as flores logo se desprendem dos galhos, deixando-os desnudos para que uma nova folhagem neles renasça.

A denominação técnica do ipê-rosa é Tabebuia impetiginosa, árvore da família das Angiospermae, planta nativa da flora brasileira. É uma árvore decídua, de porte até 12 metros, tronco largo de até 90 cm de diâmetro e folhas compostas de cinco folíolos coriáceos e pubescentes.

As flores são campanuladas e reunidas em racemo tipo bola. Floresce a partir de maio em algumas regiões, e as flores surgem com a árvore despida de folhas.

Para mais informações sobre os ipês-rosa e outras espécies de árvores, arbustos, flores e folhagens que embelezam a cidade, é só procurar a sede da Infrater, no Viveiro de Mudas mantido pela Prefeitura de Ipatinga no bairro Jardim Panorama, ao lado da BR-381 e do ribeirão Ipanema.

SERVIÇO:
Infrater
(31) 3825-0647
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Mais Lidas