14 de agosto, de 2017 | 10:58

Secretaria de Educação lança EM Cena

Arte lúdica fortalece e dá versatilidade ao processo de ensino nas escolas de Ipatinga

A Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Seção de Projetos e Programas Especiais, lançará esta semana, na rede municipal de ensino, o projeto ‘EM Cena’. A proposta é que as artes cênicas – teatro, dança e circo – sejam aliadas no processo de aprendizagem, contribuindo para a formação de cidadãos pensantes e críticos.

Secom/PMI
Teatro, dança e circo são aliadas à educação nas escolasTeatro, dança e circo são aliadas à educação nas escolas
O‘EM Cena’ será implantado inicialmente na Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no bairro Veneza. Serão quatro turmas, sendo duas para os estudantes do Ensino Fundamental I e as outras para o Fundamental II, totalizando 80 alunos.

O projeto será ministrado pelos coordenadores artísticos da área de artes cênicas. William Lacerda é o responsável pela modalidade de dança, e Claudiane Dias difundirá as técnicas de teatro e circo.

O projeto tem como objetivo capacitar os alunos acerca de noções básicas para ocupação plena dos espaços cênicos - palco, rua etc. A coordenadora Claudiane Dias diz que a intenção é realizar um trabalho centrado na preparação corporal, vocal e, também, na formação intelectual dos alunos.

“Vamos aplicar a linguagem cênica através de jogos lúdicos, teatrais e dramática, introduzir o aluno no universo lúdico e ao mesmo tempo visceral das artes cênicas. Trabalharemos histórias, cantigas e brincadeiras para utilização em cena. Também vamos estimular o improviso e a capacidade que os alunos têm de responder a estímulos externos”, conta.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas na Escola Nelcina Rosa de Jesus. Os alunos e pais ou responsáveis interessados em participar devem procurar a direção do educandário.

As aulas acontecerão no 3°andar do prédio da Biblioteca Pública Zumbi dos Palmares, no Centro, a partir do dia 22 agosto, sempre às terças e quintas-feiras, prosseguindo até o mês de dezembro.

A proposta é trabalhar com os alunos no contra turno da escola formal. Assim, os alunos do matutino terão aulas à tarde. Do 1°ao 5° ano as aulas serão de 14h às 15h. E do 6° ao 9° ano, de 15h às 16h.

Para os alunos do vespertino as turmas de 1°ao 5° ano terão aulas de 8h as 9h, e as turmas do 6° ao 9° ano, de 9h às 10h. No encerramento do curso será apresentado ao público um espetáculo com todos os alunos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário