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09 de agosto, de 2017 | 11:00

Wagner Penna fala da volta do tule

Divulgação
O verão da grife Água de CocoO verão da grife Água de Coco
TULE
A criatividade dos fashion designers é incrível. E um estilista britânico chamado Benjamim Shine está se destacando em Nova York, depois de decorar as vitrines da loja Bergdorf Goodman com retratos feitos em tule.

Isso mesmo, feito com o conhecido tecido. Tudo sem recortes, apenas juntando e esticando, ele foi reproduzindo rostos conhecidos. O mais badalado, até agora, foi o da princesa Diana, cuja morte completa 20 anos em 31 de agosto.

Eram dele, também, os rostos em tule vistos nos recentes desfiles do John Galliano. O rapaz criou a técnica quando ainda estudava na escola londrina Saint-Martin School.

FOOTFASHION
E Neymar é assunto fashion. Fora os estragos provocados na imagem do futebol espanhol pela sua saída (mesmo pagando multa de 220 milhões de euros), os fuxicos correntes informam que, além das chuteiras do rapaz, o que também motivou o Paris Saint-Germain a comprá-lo foi o seu alto poder no Instagram.

Ele tem 78 milhões de seguidores (aumentaram, pois eram 62 milhões em dezembro), isto é, o menino é uma mina de ouro. E já começou a funcionar: na manhã seguinte ao anúncio, o PSG já vendia camisetas com seu nome, com filas de espera enorme nas ruas parisienses.

INSTAGRAM
E por falar na poderosa mídia social, no circuito da moda o fenômeno do Insta também vai se alargando. Numa lista de fashionistas com maior influência junto ao público (traduzindo: quem tem mais de 10 milhões de seguidores) entraram duas modelos brasileiras: Adriana Lima e Gisele Bündchen, nessa ordem.

Poucas marcas de moda estão nesta seleção de 20 nomes, entre elas a Dior e Calvin Klein. Dizem que aquilo que atrai os ‘instagramistas’ são as stories (histórias) verdadeiras, sinceras e sem retoques. Ou seja: tem que contar sua vida 24h por dia, em tempo real, e isso vale para pessoas ou marcas.

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VAIVÉM
* O Festival de Curtas Fashion, em Beagá, foi remarcado para o dia 5 de setembro, no Museu da Moda. E vai ter novidades: premiação também para os vídeos de marcas e para os formandos universitários de moda que fizeram obras conceituais. Os interessados podem se inscrever pelo Facebook, no site FestHome. ***

* O movimento Trend Now, que acontece em Beagá, com várias confecções lançando seu alto-verão, vai ao ar entre 14 e 25 de agosto. Na sua coordenação, Marta Meirelles e Rogério Vasconcellos. ***

* A onda contra as marcas que mobilizou os jovens da década passada volta a agitar o mundo. Nos EUA, várias cidades tiveram protestos contra a Nike, esta semana. Serviram para lembrar que pouco foi feito para acabar com a exploração de mão de obra nas fábricas de países pobres, como as existentes em Honduras. ***

* O verão já começou na moda, com algumas lojas encerrando liquidações de inverno e começando a vender suas pré-coleções de verão. Uma das coleções mais bacanas é a de Água de Coco, que foi fotografada em Noronha. ***

PONTO FINAL - A nova onda vigente entre as marcas de moda é valorizar a sustentabilidade. Mas já não era assim? Sim, mas apenas pontualmente.

Agora grifes são criadas com essa pegada, obedecendo o critério de usar matérias-primas naturais, mas também adotar a reciclagem, gastos mínimos de água e energia no processo de fabricação, etc. etc. etc.

Uma delas chama-se Ahlma e, recentemente, lançou um vídeo fashion feito pelo ótimo José Camarano. Amém.
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