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06 de agosto, de 2017 | 11:33

Obras na MG-760 devem ser concluídas até 2020

A conclusão das obras na rodovia que liga o Vale do Aço à Zona da Mata é aguardada pelos moradores das duas regiões

Arquivo DA
A MG-760 terá duas pistas de rolamento de 3,5 metros e acostamento de 1,5 metro em toda a extensão da viaA MG-760 terá duas pistas de rolamento de 3,5 metros e acostamento de 1,5 metro em toda a extensão da via
O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER/MG) já desenvolve, aos poucos, o projeto de retomada de obras da MG-760 com a reativação do canteiro de obras em Cava Grande, conforme anunciado pelo diretor da Tamasa Engenharia S.A. A conclusão das obras na rodovia que liga o Vale do Aço à Zona da Mata é aguardada pelos moradores das duas regiões. Na semana que passou, o que mais se perguntou é sobre a reabertura do pátio de serviços.

Conforme as informações disponibilizadas ao Diário do Aço pelo DEER, a obra, que recebeu ordem de serviço pelo governador Fernando Pimentel, no dia 26 de julho, será reiniciada com terraplenagem, drenagem e pavimentação no trecho entre Cava Grande e Santo Antônio da Mata, povoado em Marliéria.

“A execução destes serviços deverá ocorrer de acordo com o cronograma de trabalho firmado entre o DEER/MG e a empresa responsável pelas obras, que já mobiliza homens e máquinas. A previsão de início dos trabalhos é na segunda quinzena de agosto, com a marcação do trecho e, em seguida, a equipe de supervisão ambiental promoverá o resgate da fauna e da flora. Este procedimento será replicado em toda a extensão da obra”, informa.

Segundo o DEER, as obras têm prazo de 784 dias para conclusão, cerca de dois anos, considerado o suficiente para a realização de serviços previstos no projeto, como a pavimentação e alargamento da MG-760, além do aumento da capacidade da MG-320 (trecho entre o entroncamento da MG-760 com a BR-262), entretanto, o projeto também prevê outras obras de melhoria. “Será feita uma construção da passagem inferior e desvio na interseção com a BR-262, além do alargamento, recuperação e reforço das pontes sobre os ribeirões Sacramento, Mombaça e Santa Rita. Também haverá a construção da interseção para São José do Goiabal”, esclarece o órgão.
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A assessoria de DEER acrescenta que o projeto de engenharia também informa a largura da rodovia após a execução das obras, que não contará com uma ciclovia. “Está previsto que o segmento rodoviário, formado pela MG-320 e a MG-760, com 57 quilômetros de extensão, terá duas pistas de rolamento de 3,5 metros e acostamento de 1,5 metro em toda a extensão da via, incluindo os dois sentidos. Sobre a implantação de ciclovia neste trecho, o projeto de engenharia em execução não prevê isso”, detalha.

O início dos trabalhos ocorrerá no mesmo ponto onde as obras foram interrompidas pelo Ministério Público em 2014, próximo ao distrito de Cava Grande, quando estavam em curso serviços de terraplenagem. Conforme o DEER, até a suspensão das obras, foram executados 4,6 quilômetros de terraplenagem a partir de Cava Grande no sentido da BR-262.

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