03 de agosto, de 2017 | 09:35

Como a normalização pode auxiliar no crescimento econômico do país

Ricardo Fragoso

Divulgação
Ao longo dos anos o Brasil viu sua economia crescer graças à normalização em diversas áreas. Estudos feitos pela International Organization for Standardization (ISO), com participação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mostram que empresas que passaram a seguir normas técnicas na produção e nos processos ou serviços obtiveram melhores resultados econômicos e de satisfação entre seus colaboradores e clientes.

O estabelecimento e a aplicação de normas técnicas são indispensáveis para que se garanta a qualidade dos diversos produtos, processos e serviços. Em tempos remotos, as pessoas e as empresas passavam muitas dificuldades por não terem normas adequadas para garantir o que estavam consumindo ou produzindo. Isto gerava desperdício por parte do produtor e insegurança por parte do consumidor. Com as normas, o mercado, produtor e consumidor, passou a apresentar melhor estabilidade.

A normalização no que diz respeito à economia implica em menos gastos e mais rentabilidade, uma vez que é uma forma de assegurar que os processos produtivos serão iniciados e finalizados de modo correto, seguindo normas técnicas que garantam que os processos utilizados estejam certos e apropriados.

Para o país, empresas com economia saudável transmitem segurança ao mercado e, consequentemente, à população, isso porque elas não se abalam tão facilmente em momentos de crise e sabem se posicionar de acordo com o momento econômico nacional.

As normas técnicas estão para servir empresas, órgãos públicos e sociedade e garantir cada vez mais que os produtos, processos e serviços sejam ofertados com segurança tanto por quem vende, quanto por quem compra, sempre seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão nacional responsável pela normalização e que participa de organizações internacionais.

Em termos corporativos, aplicar normas técnicas da ABNT traz diversos benefícios, principalmente o de que a aplicação de metodologias que já foram estabelecidas e testadas só favorecem a criação e desenvolvimento dos próprios produtos.

A partir da aplicação de normas técnicas, é possível promover melhorias e inovações nos produtos, processos e serviços, garantindo um grande diferencial para atrair novos consumidores e aumentar a vantagem competitiva da empresa, o que agrega maior valor ao negócio.

As normas técnicas são importantes para empresas de todos os portes e especialidades, inclusive para micro ou pequenas empresas, que se preocupam com a qualidade e investem em conhecimento, melhorias do processo e diminuição dos erros, o que, consequentemente, facilita e aumenta as chances de sucesso e permanência no mercado.

Na prática, consideramos que as normas técnicas devem ser encaradas como investimento e fator propulsor de crescimento econômico.

* Engenheiro mecânico, presidente executivo da Associação Mercosul de Normalização (AMN), diretor geral da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário