02 de agosto, de 2017 | 12:00

Como emagrecer com saúde?

 Lorena Rodrigues Lorena Rodrigues
Para muitos, emagrecer tornou-se uma obsessão, acarretando consequências negativas à saúde. Alguns se sentem perdidos em meio a tanta publicidade e informação “disponível”. Mas por onde e como começar?
Para a Nutricionista Lorena Rodrigues, o primeiro passo é entender que a comida tem papel fundamental na nutrição das nossas células. É fundamental refletir sobre como está sua relação com a comida, estilo de vida e o porquê de querer emagrecer.

“Sua célula precisa estar nutrida, suas emoções e energias equilibradas, para que você tenha um resultado eficaz e duradouro na perda de peso. Não tenha pressa para emagrecer, cuidado com dietas restritivas. Aprenda a se alimentar de maneira correta, sem restrições exageradas, comendo sem sentimento de culpa, saboreando a comida, mastigando devagar e sempre atento ao sinal de saciedade que seu corpo envia”, ressalta Lorena.

Um fato muito comum é de pessoas que começam uma dieta e já ficam ansiosas aguardando o final de semana para poder ter o “dia do lixo ou refeição livre”, esse não é um bom começo. Viver em função de dietas da moda, sofrendo com o “efeito sanfona” pode trazer consequências desastrosas para o seu corpo e sua saúde.

“Entenda que você não pode viver de ‘dieta’, mas precisa mudar o seu padrão alimentar, fazer disso uma constante, sem interrupções e sem data para acabar. Coma comida de verdade, prefira tudo àquilo que não tenha embalagem nem data de validade, fuja também dos diets e lights. Se na maior parte do tempo você prezar por tudo isso, você vai poder tranquilamente se permitir a alguma exceção, deixando para comer aquele alimento com menor qualidade nutricional somente em momentos casuais, só não os deixe virar rotina”, acrescenta a nutricionista.

Quando se visa perder peso, é necessário que se tenha uma ingestão calórica menor e que se tenha um gasto energético maior (cada indivíduo tem uma característica e deve ser avaliado de maneira individual). E vale lembrar que a atividade física é fundamental para a perda de peso, especialmente para mantê-lo.

“Não foque apenas nas ‘calorias da dieta’, e sim, na qualidade nutricional de sua alimentação, não se esqueça da importância da nutrição celular, a oferta de vitaminas, minerais, aminoácidos e fitoquímicos são fundamentais para a boa manutenção de suas funções vitais e manutenção de uma saúde plena”, finaliza.

4 Dicas fundamentais para o seu SUCESSO:

1. Faça de cada dia o primeiro dia da sua “mudança/dieta”;

2. Tropeços podem acontecer no meio do caminho, mas não significa fracasso. Seja persistente, não desanime e recupere rapidamente o controle da situação;

3. Dê mais importância ao seu comportamento do que ao peso;

4. Domine sua ansiedade, encontre uma atividade no dia a dia que te dê prazer e que faça com que a sua atenção afaste da comida.

E para enriquecer ainda mais a dieta de quem deseja emagrecer, Lorena Rodrigues separou algumas receitas saborosas e nutritivas, e que vão agregar muito em seu cardápio. Confira!

Receita de suco diurético

-01 C. Sobremesa de salsinha
-01 folha de couve
-01 ramo de hortelã
-03 C. Sopa de pepino picado
-1/2 limão espremido
- 01 fatia de abacaxi ou ½ maçã verde

OBS: Tente ingerir em jejum e ingerir bastante líquido durante o dia.

Foto  IlustrativaFoto Ilustrativa


Receita de sopa/creme detox

- 05 C. Sopa de brócolis picado
- 05 C. Sopa de couve-flor picada
- 02 C. Sopa de semente de linhaça
- Azeite
- Salsinha, cebolinha, alecrim a gosto
Preparo: Coloque numa panela a água, o brócolis a couve-flor, as ervas e o sal e deixe cozinhar. Bata tudo até obter um creme. Aqueça novamente e adicione pimenta a gosto e um fio de azeite.

Foto IlustrativaFoto Ilustrativa


INSTAGRAM



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário