01 de agosto, de 2017 | 08:59

Edison Gualberto: um pioneiro da modernidade

Zenólia Almeida

Divulgação
Eu o conheci há alguns anos, talvez muitos, não sei precisar. Por estar ligado à história de Governador Valadares, penso que sempre o conheci. O que o distinguia era sua paixão pela cidade que escolheu para viver ao lado de Creuza, sua companheira de todas as horas, para criar seus filhos Alessandra, Larissa e Rodrigo e acompanhar seus netos.

Tenho certeza que nunca se esqueceu de Ipanema, onde nasceu, mas desde que aqui chegou, no final dos anos 50, adotou Valadares como sua cidade. Por ela, viajou no tempo e foi colher as muitas modernidades que aqui implantou, com o gosto de quem semeia o futuro.

De personalidade forte, pensamento ágil, fala pausada, boa prosódia e convivência agradável, visionário, sonhador, Edison encantava a todos com os quais convivia. Inimigos? Creio que não os tinha. Às vezes, fazia uso da crítica ácida para referir-se aos desmandos políticos da oposição, se enfurecia com a negligência dos outros, sem que seu coração fosse tomado pelo rigor das palavras.

Mas logo, com um sorriso fácil, largo e espontâneo, aquietava os ânimos dos debatedores, contribuindo para somar admiradores de sua prosa. Ávido pelo saber, gostava de dialogar com pessoas inteligentes, com quem trocava aprendizagens...

Dotado de uma linda voz e perfeita técnica vocal, Edison enfrentou muitos desafios ao perseguir seus sonhos: ser um grande comunicador. Começou a trabalhar como faxineiro na Rádio Ibituruna, onde conseguiu, mais tarde, a oportunidade de trabalhar como locutor.

Foi só o começo de uma exitosa jornada: fundou em Governador Valadares uma gravadora que deu origem à Rádio Imparsom. Empreendedor visionário, foi uma das lideranças a trazer a TV para nossa cidade, no ano de 1985, (TV Minas/Rede Manchete), que se tornou TV Leste (Rede Globo/Record).

Mais tarde, ampliando o raio de ação na área das comunicações, tornou-se sócio da TV Rio Doce. Compõe hoje o Sistema Leste de Comunicação: quatro emissoras de rádio, duas emissoras de televisão e uma gráfica, além do histórico DIÁRIO DO RIO DOCE. Muitas das conquistas alcançadas tiveram a participação de parceiros amigos: Chico Teixeira, Getúlio Miranda e Antônio Rodrigues Coelho.

Ao longo de sua vida, Edison Gualberto ocupou cargos relevantes na nossa cidade: Presidente da Associação Comercial - ACE/GV (três mandatos); Secretário Municipal de Indústria e Comércio (dois mandatos); Secretário Municipal de Planejamento; Vice-Prefeito e, interinamente, Prefeito Municipal. A trajetória e as realizações de Edison Gualberto confirmam ser ele um pioneiro da modernidade em Governador Valadares. A estatura de um homem se mede por suas ideias e realizações. Nesse sentido, Edison Gualberto é um gigante.

* Doutora em Gestão. Coordenadora de Relações Institucionais da Prefeitura de Governador Valadares. Membro da Academia Valadarense de Letras.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário