EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

29 de julho, de 2017 | 08:27

Maratona Fotográfica em Ipatinga

Fotógrafos interessados em participar podem se inscrever até 12 de agosto

ACS CCU/Localzo
Artistas de vários países participam da exposição fotográficaArtistas de vários países participam da exposição fotográfica
Entre os dias 7 de julho a 26 de agosto, a Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, sedia a exposição “Mundo, Imagem, Mundo” parte da programação do Festival Internacional de Fotografia (FIF) – 2015. Além da exposição, o FIF promove outra atividade em Ipatinga: a Maratona Fotográfica. A exposição “Mundo, Imagem, Mundo” e a Maratona Fotográfica têm o apoio do Instituto Cultural Usiminas e patrocínio da Usiminas (Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais).

A Maratona Fotográfica irá mobilizar os fotógrafos por três semanas, para desenvolverem um trabalho autoral em Ipatinga. Os interessados terão até 14 vagas gratuitas. Até 12 de agosto, as inscrições podem ser feitas no site www.fif.art.br/2017/maratona-fotografica-ipatinga. O resultado será divulgado no dia 14 de agosto, no site e aviso direto aos selecionados.

Dois fotógrafos experientes e premiados, Rodrigo Zeferino (Ipatinga) e Cyro Almeida (Belo Horizonte), foram convidados a orientar os inscritos que serão divididos em dois grupos de sete participantes. Ao preencher a ficha de inscrição o interessado pode escolher o orientador de sua preferência, mas a equipe do FIF poderá reorganizar os fotógrafos de acordo com o número de inscritos por orientador.

As atividades de orientação serão divididas em quatro encontros, de 16 de agosto e 3 de setembro. Cada participante deverá ter seu equipamento, e no período da Maratona precisará organizar seu tempo para produzir um ensaio autoral e participar dos encontros de orientação. Ao fim do processo de produção orientada, as imagens ou trabalhos gerados serão organizados em séries e editadas para uma publicação digital.

A exposição
A exposição “Mundo, Imagem, Mundo” reúne cerca de 80 obras fotográficas impressas e seis vídeos de 17 artistas de 12 países – Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Nigéria e Sérvia. A exposição pode ser visitada na Galeria Hideo Kobayashi de terça-feira a sábado, das 10h às 21h. A entrada é gratuita. As obras expostas em Ipatinga integram os trabalhos selecionados a partir de convocatória pública empreendida em 2015 pelo Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte.

Os visitantes terão auxílio dos monitores da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas. O atendimento ao visitante, espontâneo ou agendado, visa estabelecer um momento de diálogo e inserção das obras em contextos possíveis, acessando subsídios para que todos conheçam e reflitam sobre a arte e o universo que a circunscreve. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (31) 3824-3731.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário