27 de julho, de 2017 | 13:11

Cinemão à francesa em praça do Cariru

Um grande telão inflável na praça é onde o filme será exibidoUm grande telão inflável na praça é onde o filme será exibido
Que tal uma viagem por Paris do século XIX a partir dos olhos de uma garotinha cujo único sonho era ser bailarina e de seu amigo inventor de geringonças?

É fácil embarcar nessa aventura, em uma exibição gratuita promovida pelo projeto "Cinemão na Praça" da Casa Cult Darci Di Mônaco e Grupo de Teatro Cleyde Yáconis.

O desenho animado francês "A Bailarina", dos diretores Eric Summer e Éric Warin, será exibido neste sábado, às 20h, em um telão inflável na praça Daniel Campos Rabelo, no bairro Cariru, em Ipatinga, que contém ainda equipamentos de lazer para a criançada.

É um bom programa para o fim das férias escolares. Melhor ainda porque i filme difere dos grandes clássicos da Disney e outros grandes estúdios, retratando o início da Belle Époque francesa na segunda metade do século XIX, quando a cidade-luz fervilhava de novas ideias e invenções, como o telefone e o automóvel, e de intensa criatividade artística.

Surgiram então o impressionismo na pintura e os grandes teatros com suas requintadas e luxuosas produções operísticas, que envolviam orquestras, efeitos especiais e balé.

Ser uma bailarina nesse cenário de glamour é o sonho de Félicie Milliner, que, com seu amigo Victor, foge do orfanato para fazer carreira artística. As aventuras até a menina atingir seu objetivo é o enredo do filme, cheio de referências culturais.

Criada em 2013 em homenagem a Darci Di Mônaco, pioneiro do teatro ipatinguense morto em 2012, a Casa Cult é um espaço de promoção das artes cênicas e as produções do Grupo Cleyde Yáconis.

“O teatro é o pai do cinema, e ao divulgar a cultura cinematográfica promovemos também o fazer teatral”, pondera Carolina Queiroz, presidente do grupo.

O projeto Cinemão da Praça é patrocinado pelo programa Exibe Minas da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Prodam e parceria do Instituto Humanizar e Casa Sol Invictus.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário