25 de julho, de 2017 | 17:13
Cartórios Eleitorais da Comarca de Ipatinga mudam para novo endereço
As zonas eleitorais serão transferidas para outro imóvel, localizado na avenida Zita Soares de Oliveira, 134, Novo Centro
Os três cartórios eleitorais da Comarca de Ipatinga estarão fechados até a sexta-feira (28). As zonas eleitorais que atendem aos eleitores dos municípios de Ipaba, Ipatinga e Santana do Paraíso serão transferidas para outro imóvel, localizado na avenida Zita Soares de Oliveira, 134, Novo Centro. A abertura dos cartórios no novo endereço será na segunda-feira (31). O horário de funcionamento permanece o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. E já partir do dia 7 de agosto será iniciado o registro de biometria.Atualmente as 130ª, 131ª e 348ª zonas ocupam três salas no Fórum Valéria Vieira Alves. Contudo, os espaços são considerados inadequados para as demandas. Apenas na 131ª Zona Eleitoral, que atende exclusivamente Ipatinga, circulam até 100 pessoas por dia, entre eleitores, agentes políticos e advogados.
O chefe da 131ª Zona Eleitoral, Leonardo Antônio Souza, explica que a mudança dará melhores condições de trabalho e atendimento ao público. Com a nova sede iremos dispor de uma central de atendimento ao eleitor. Neste espaço terá cadeiras, guichês e fila de atendimento prioritário, estrutura que não temos hoje”, ressalta.
A mudança tem sido programada há alguns anos, segundo Leonardo. Nós estamos neste processo há quase oito anos. Encontramos, finalmente, um imóvel que nos atende, com total acessibilidade, além de ser na área central da cidade, o que torna o acesso de quem depende de transporte público mais fácil. Outra preocupação foi continuar próximo à rede bancária. Às vezes, o eleitor precisa quitar uma multa e retornar ao cartório, por exemplo”, pontua.
O novo espaço que irá abrigar os cartórios, também será o depósito das urnas eletrônicas enviadas para as próximas eleições. Nesta mesma instalação, as urnas eletrônicas serão recebidas, distribuídas e auditadas pelos técnicos da Justiça Eleitoral”, resume Leonardo Souza.
Biometria
Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a Comarca de Ipatinga dará início ao processo de registro de biometria com caráter ordinário, não obrigatório. Na segunda semana de agosto, este atendimento será realizado pelos três cartórios nas novas instalações. O chefe da 131ª Zona Eleitoral salienta que o registro biométrico ainda não é obrigatório. As pessoas que agora forem atendidas, no momento em que a biometria for obrigatória elas não precisarão retornar ao cartório”, explica Leonardo.
Para fazer o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral é necessário um documento oficial de identificação, comprovante de endereço atualizado, título de eleitor (caso tenha), CPF (caso tenha) e o certificado de reservista para eleitores do sexo masculino com idade de 18 anos ou mais e que for a primeira via do título eleitoral.
Leonardo destaca que a biometria trará mais segurança ao processo eleitoral, e poderá ser utilizada para o documento único de identificação. Com o cadastro da digital, na hora de votar não haverá possibilidade de uma pessoa tentar votar por outra. Isso dá mais segurança para as eleições. Fora que este banco de dados será usado para o documento único que deve ser implantado nos próximos anos”, ressalta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Osvaldo Souza
21 de novembro, 2017 | 08:51Está fazendo falta neste jornal uma coluna dos telefones úteis do vale do aço.”