24 de julho, de 2017 | 16:33
Grupos técnicos para acompanhar reparação dos estragos da catástrofe da mineração
O Comitê Interfederativo (CIF) funciona como uma instância de interlocução permanente com as empresas, monitorando e fiscalizando os resultados dos programas socioambientais e socioeconômicos
Divulgação
Grupos serão criados nas regionais de Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Ponte Nova
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, realizou uma reunião inaugural para criação dos Grupos Técnicos Regionais (GTRs), que irão apoiar a Câmara Técnica de Saúde (CT Saúde), e o Comitê Interfederativo (CIF), criados em resposta ao desastre provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, ocorrido em 5 de novembro de 2015.
Grupos serão criados nas regionais de Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Ponte NovaOs trabalhos foram coordenados pela Diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Marcela Ferraz, com apoio de Marina Caldeira, da Coordenação de Fatores de riscos não-biológicos, Kleber Rangel Silva, assessor da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde, e dos Técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental da SRS de Coronel Fabriciano.
Os grupos técnicos regionais serão instituídos nas Unidades Regionais de Saúde de Coronel Fabriciano (15 municípios), Governador Valadares (10 municípios) e Ponte Nova (9 municípios), visto que estas unidades possuem municípios atingidos pelo desastre. Estes grupos irão servir de apoio à Câmara Técnica de Saúde (CT Saúde), um órgão consultivo instituído para auxiliar o Comitê Interfederativo no desempenho de sua finalidade de orientar, acompanhar monitorar e fiscalizar a execução dos programas socioeconômicos e socioambientais geridos pela Fundação Renova”, informou a diretora.
A fundação, segundo Marcela Ferraz, foi criada pela Samarco e suas acionistas, a Vale e a BHP, para a gestão da reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.
Comitê
O Comitê Interfederativo (CIF) funciona como uma instância de interlocução permanente com as empresas, monitorando e fiscalizando os resultados dos programas socioambientais e socioeconômicos, para que sejam integralmente cumpridos, de forma a restaurar os prejuízos causados pela tragédia.
Desastre
No dia 5 de novembro de 2015, houve o rompimento da barragem do Fundão, que continua rejeitos da operação da atividade minerária em Mariana. O barramento, da classe III, de alto potencial de dano ambiental, era destinado a receber e armazenar o rejeito gerado pelo beneficiamento de minério de ferro. O seu rompimento causou efeito em cadeia, ocasionando o extravasamento da barragem Santarém, de acumulação de água, e retenção de sedimentos, localizada também na área da empresa. Com isso, o material que escapou desceu pelas serras e deixou 19 mortos (a maioria em Bento Rodrigues) e um rastro de destruição ambiental que atingiu o rio Doce e chegou à foz, no oceano Atlântico.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















