18 de julho, de 2017 | 18:29
Banda de música na Escola Manoela Soares Bicalho inclui 60 alunos
Os alunos da Escola Estadual Manoela Soares Bicalho apresentaram, nesta terça-feira (18), o trabalho desenvolvido por eles no projeto Música e Segurança”. Segundo a vice-diretora, Raquel Neves Passos, o projeto reúne 60 alunos interessados em participar de uma banda de música. Em abril desse ano nós fomos contemplados com o projeto Música e Segurança, com o apoio da 12ª Região da Polícia Militar, em que tivemos aula de flauta, violão, percussão e coral. Hoje foi a primeira apresentação, uma coisa ainda pequena, mas ao mesmo tempo grandiosa diante de tudo que nós vivemos no ano passado”, destaca.Conforme a vice-diretora, 2016 foi muito difícil para a escola, com o registro de muitos problemas relacionados à falta de disciplina dos alunos. Tivemos uma manifestação contrária às regras comuns em qualquer escola, devido à disciplina que passei a cobrar deles. Então, eles pichavam as paredes, quebravam coisas e brigavam entre si. Mas com o apoio da nossa Polícia Militar, da nossa inspetora e de vários segmentos da comunidade, conseguimos reverter esse quadro”, pontua.
A vice-diretora informa que alunos do sexto ano até o terceiro ano do ensino médico participam do projeto Música e Segurança”. Temos uma participação muito boa por parte dos alunos. Só não temos mais vagas, por falta de instrumentos disponíveis, inclusive fica a dica, se alguém tiver um que não esteja usando, e se quiser emprestar ou doar, a gente aceita”, ressalta.
A vice-diretora ressalta que essa primeira apresentação não foi aberta para a comunidade, mas existe a intenção de realizar mais eventos, em que todos poderão prestigiar as apresentações. Essa foi aberta apenas para os pais e alguns convidados. Mas se Deus quiser vamos aumentar o número de ensaios e fazer uma apresentação aberta para a comunidade. Agora vamos ensaiar também para a Parada Militar, no dia 7 de Setembro, e também para a cantata de Natal”, avisa.
Mudanças
A diretora da escola, Maria do Rosário dos Santos fez uma avaliação positiva em relação à apresentação musical dos alunos. Para nós, foi motivo de celebração, de muita alegria porque após ter vivido dias sombrios no ano passado, neste ano estamos colhendo os bons frutos, e um deles é um projeto Música e Segurança”, salienta.
Conforme a diretora, a escola também realiza outros projetos, como a educação integral, que é um projeto da Secretaria Estadual da Educação; Metodologia Telessala, que trabalha com a elevação da escolaridade do aluno; acompanhamento pedagógico e outros projetos institucionais.
As paredes da escola também foram pintadas, recentemente, já que havia sido rabiscada por alguns alunos, explica a diretora. Por meio de doações, a gente conseguiu dar uma nova roupagem para escola. Pode ver que as paredes foram pintadas e tudo isso é fruto de doação. Todos abraçaram essa escola, porque querem ver uma escola diferente, que vai poder fazer a diferença nesse bairro e nessa cidade”, conta.
Aprovação
A dona de casa Alaene Alves Pena, mãe de um dos alunos da escola, apontou mudanças que percebeu no filho nesses últimos meses. Meu filho está muito bem aqui, depois que fizeram essa mudança na escola. Ele está estudando mais e tirando notas melhores. Essa escola aqui antes era muito bagunçada, mas com a entrada de novos diretores, tudo mudou”, afirma.
De acordo com a mãe, ela tinha muita preocupação com a segurança do filho e de sua neta, que também estuda na escola. Eles colocaram até cerca elétrica aqui, porque os meninos ficavam pulando o muro e ameaçando a segurança da escola. Já teve até um caso em que um menino pulou o muro e quebrou o braço. Foi aí que me preocupou, já que tenho um filho e uma neta que estudam nessa escola. Mas agora melhorou, tanto que minha preocupação até diminuiu”, garante.
MAIS FOTOS
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]