08 de julho, de 2017 | 11:09
UM DISCURSO DE AGRADECIMENTO” NÃO PRONUNCIADO!
ESPECIAL - AGRADECIMENTO
Recebemos, com muito carinho, a homenagem concedida. Mas, como conhecedores da humildade do Dr. José Maria Morais, falamos em seu nome: Não sou digno de tamanha honraria”!Sim, porque este foi o médico José Maria Morais, um homem simples, de poucas pretensões, rico em convicção de caráter; um homem que não teve a vaidade de querer ser a melhor pessoa do mundo, e por isso não precisou fingir ser quem realmente era modesto, discreto, e acima de tudo, decente.
Um homem que exerceu a medicina como um sacerdócio; um profissional que viveu como um médico de homens e de almas”!
Ao saber da homenagem, tivemos muito cuidado para preparar as palavras que ora dizemos, mas, como parentes, tivemos a certeza de que não precisávamos temer a reação de quem nos ouviria, porque o convívio nos deu a certeza de que sua vida pautou a distinção recebida.
Foi um pai muitas vezes médico; e foi médico muitas vezes pai. Seus pacientes sabiam disso.
Se aqui estivesse, temos certeza, agradeceria ao querido Dr. José Riscala Albeny, que nos ensinou a sermos gratos porque sua vida entrelaçou-se aos caminhos de Coronel Fabriciano, uma vez que foi o Dr. Albeny quem o domiciliou aqui. Seu destino era Resplendor/MG.
E agradeceria também ao Dr. Walter Luiz Winter Maia, pelo quanto ele nos ensinou sobre o companheirismo e fidelidade de um amigo.
Aos familiares de ambos, Dr. Albeny e Dr. Walter, nosso muito obrigado!
Pedimos perdão a todos, mas precisamos agradecer a um amigo em especial!
Dr. Marcos Vinícius: quando olhamos para o nosso lado e vemos alguém que está sempre presente, uma pessoa que nunca nos deixa desanimar, só podemos estar gratos. Amigos que nos dão palavras de coragem e que lutam para nos ver felizes são raros hoje em dia.
Sua gratidão com o Dr. José Maria Morais nos faz perceber que tivemos a sorte de encontrá-lo, qual luz para caminhos sombrios e tesouro para dias de incertezas.
O senhor, Prefeito, homem livre e de bons costumes, é digno do caminho que Deus te traçou. Que seu futuro permita o alcance de todos os seus sonhos; sonhos estes que já não são somente seus, pois são sonhos de todo esse povo acolhedor e altivo.
Muita paz e saúde! São sinceros desejos para a sua vida.
Ao povo de Coronel Fabriciano: que este hospital nunca mais passe pela notícia de um fechamento. Hospital é lugar de vida, e assim precisa ser reconhecido.
Parafraseando Shakespeare, uma palavra final: depois de algum tempo aprendemos a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma; descobrimos que as pessoas com quem mais nos importamos na vida nos são tomadas muito cedo, ou muito depressa.
Por isso, sempre devemos tratar as pessoas que verdadeiramente amamos com palavras brandas, amorosas, pois a cada instante que passa, carregamos a possibilidade de ser a última vez que as veremos. Começamos a compreender que não devemos nos comparar com os outros, mas com o melhor que se pode ser.
Descobrimos que muito tempo leva para nos tornarmos as pessoas que desejamos nos tornar, e que o tempo é curto. Aprendemos que não importa até que ponto nós chegamos, mas para onde estamos, de fato, indo. Porque se não sabemos para onde estamos indo, qualquer lugar servirá.
Aprendemos que heróis são pessoas que foram suficientemente corajosas para fazer o que era necessário fazer, enfrentando as consequências de seus atos; descobrimos que, algumas vezes, a pessoa de quem se espera o chute quando caímos poderá ser uma das poucas que nos levantará.
Aprendemos que não importa em quantos pedaços nosso coração foi partido: simplesmente o mundo não irá parar para que possamos consertá-lo. Aprendemos que o tempo não é algo que possa voltar atrás. Portanto, ergamo-nos! Vamos plantar os nossos próprios jardins e decorar a nossa alma, ao invés de esperarmos eternamente que alguém nos traga as flores.
Nessa vida aprendemos, enfim, que nós realmente podemos suportar tudo; que realmente somos fortes e que podemos ir muito mais longe, mesmo após termos pensado não sermos capazes. Aprendemos que a vida tem seu valor. E que nós temos nosso próprio e inquestionável valor perante a vida.
Que sejamos felizes e tenhamos saúde.
Estamos muito honrados e agradecidos!
Família do Dr. José Maria Morais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]