EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

07 de julho, de 2017 | 11:35

Exposição internacional de fotografia

Mundo, Imagem, Mundo” mostra 80 trabalhos de 17 artistas de 12 países

Daesung Lee/Divulgação ACS CCU
Até o dia 26 de agosto, a Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, recebe a exposição “Mundo, Imagem, Mundo”, que reúne cerca de 80 obras fotográficas impressas e seis vídeos de 17 artistas de 12 países – Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Nigéria e Sérvia.

A exposição tem apoio do Instituto Cultural Usiminas e o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. As visitas podem ser feitas de terça-feira a sábado, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

A abertura da exposição na galeria Hideo Kobayashi acontece nesta quinta-feira (7), às 19h, com uma palestra ministrada pelos idealizadores do Festival Internacional de Fotografia, Bruno Vilela e Guilherme Cunha.

Eles vão apresentar reflexões em torno da influência das imagens no surgimento de múltiplas visões de mundo e construções de realidades, conectando essas ideias ao trabalho de curadoria e pesquisa que deu origem a exposição “Mundo, Imagem, Mundo”.

laude Rouyer/Divulgação ACS CCU
As obras expostas em Ipatinga integram o conjunto de trabalhos selecionados a partir de convocatória pública empreendida em 2015 pelo Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte, FIF-BH, que recebeu, ao todo, mais de 1.450 inscrições de 48 países dos 5 continentes.

Além da dupla idealizadora do projeto – os artistas visuais mineiros Bruno Vilela e Guilherme Cunha –, também participaram da curadoria o crítico e ensaísta Eduardo de Jesus, e Patrícia Azevedo, artista e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

“Nos trabalhos são investigados os diversos mundos que coexistem, se sobrepõem e se tencionam em diferentes contextos sociais e históricos”, afirma Bruno Vilela.

“As obras representam visões de mundo e sobre o mundo. A potência de muitas imagens reside na forma como evidenciam o impacto e uma certa fragilidade das estruturas de controle e poder vigentes.

Elas dissolvem barreiras ou discutem a apropriação de valores culturais e históricos, levantando questões e reflexões sobre a organização das sociedades – obras em que a poética da imagem converge com o pensamento político, sem serem panfletárias”, pontua Guilherme Cunha.

A exposição apresenta trabalhos dos seguintes artistas: Akintunde Akinleye (Nigéria), Alban Lécuyer (Sérvia), Amy Elkins (EUA), Boris Eldagsen (Alemanha), Cassio Campos Vasconcellos (Brasil), Claude Rouyer (França), Cristina Nuñez (Espanha), Daesung Lee (Coreia do Sul).

E ainda Ivar Veermae (Alemanha), Katherine Longly (Bélgica), Léo Delafontaine (França), Luisa Puterman (Brasil), Marcela Magno (Argentina), Mario Pfeifer (Alemanha), Michael Lundgren (EUA), Nicola Lo Calzo (Itália), Paul Thulin (EUA), Ricardo Muñoz Izquierdo (Colômbia).

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, destaca a qualidade dos trabalhos. “Esperamos que o público da região prestigie de perto esse acervo de renomados fotógrafos, disponível para visitação gratuita”, salienta.

Sobre a exposição
O ser humano cria imagens e as utiliza como meio para construir, entender e propagar ideias. Elas influenciam as percepções e produções de realidades, gerando múltiplos entendimentos sobre as concepções possíveis de mundo.

O processo de compreensão e construção de realidades está em constante movimento e transformação. Nos diversos contextos culturais estas visões coexistem, se sobrepõem, se intercruzam e se contestam.

Essas constantes trocas entre o mundo, a imagem e o mundo geram um intenso fluxo que impacta as relações humanas. A imagem se torna então uma ferramenta de poder, pois ela tanto organiza como desestabiliza realidades.

Gerar processos de reflexão sobre a produção imagética e suas influências no mundo, é o que pretende a exposição “Mundo, Imagem, Mundo”, na busca de promover o diálogo entre a produção fotográfica de diferentes países, bem como o encontro entre fotografia e outros meios de expressão criativa.

Ação Educativa
O pensamento e a reflexão sobre a imagem e o seu impacto nas relações humanas que propõe a exposição serão ampliados com a mediação de monitores da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas.

O atendimento ao público, espontâneo ou agendado, estabelece um diálogo e inserção das obras em contextos possíveis, dá acesso e subsídios para que o público conheça e reflita sobre arte e o universo que a circunscreve. As visitas podem ser agendadas pelo telefone: (31) 3824-3731.

SERVIÇO:
Exposição “Mundo, Imagem, Mundo”
Galeria Hideo Kobayashi, Centro Cultural Usiminas
Até o dia 26 de agosto de 2017
Visitação de terça a sábado, das 10h às 21h
Informações e agendamento de visitas: (31) 3824-3731.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário