06 de julho, de 2017 | 17:18
Sinsep aguarda resposta da prefeitura sobre reajuste salarial
Os servidores municipais de Timóteo aguardam o posicionamento do governo municipal a respeito da correção dos salários este ano. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Timóteo (Sinsep), Israel Arcanjo, afirmou, em entrevista ao Diário do Aço, que até agora não houve nenhum avanço com a prefeitura sobre o reajuste salarial dos servidores. Desde o início do ano nos reunimos várias vezes com a prefeitura, mas até agora não tivemos nenhum avanço e nenhuma resposta. Temos como proposta obter um reajuste salarial de 10,36% para compensar a perda que tivemos ao longo dos anos”, destaca.Conforme o presidente, a última reunião com a administração municipal serviu apenas para a prefeitura apresentar um novo valor para o vale alimentação. Recebemos e rejeitamos essa proposta de receber um valor uniforme de R$ 165 em vale alimentação, sendo que a maioria dos servidores já ganha R$ 160. Nessa reunião, também decidimos manter o estado de greve do Sinsep, que está em vigor desde o mês passado. Estamos também com indicativo de greve geral, que deverá ser discutido na próxima semana. Aí, a partir disso, os servidores podem deflagrar greve por tempo indeterminado, a qualquer momento”, ressalta.
Falta de verba
O presidente aponta o número de contratados na prefeitura como uma das possíveis razões para a alegada falta de condições para oferecer um reajuste salarial, devido ao valor total de despesas que eles geram à administração municipal. Só para se ter uma ideia, a prefeitura possui 170 cargos comissionados e 660 contratados. Olha a diferença de um para outro. Acredito que o motivo de a prefeitura não ter verba é devido a esse número de contratados”, reitera.
Outro ponto questionado pelo presidente é a afirmação da prefeitura de que não possui verba, contrastando com a realidade da arrecadação de um valor significativo neste ano. Só nos primeiros cinco meses, a prefeitura arrecadou cerca de R$ 70.740.000. Como que eles alegam não ter verba para oferecer um reajuste salarial, sendo que já arrecadaram tudo isso?”, questiona.
O outro lado
A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timóteo disponibilizou, ao Diário do Aço, a ata da última reunião entre representantes do Sinsep e da administração municipal. A assessoria enfatiza a existência de um diálogo permanente e avanço nas negociações. Desde o início da gestão, o governo mantém os compromissos em dia com os servidores. O funcionário público é tratado com respeito e prioridade”, afirma.
Na ata consta a negociação do reajuste do vale alimentação para o funcionalismo. O secretário de administração, Fábio Azevedo, apresentou a proposta do reajuste do vale alimentação dos servidores, com base nos salários pagos, almejando beneficiar as pessoas que recebem salários menores, o que corresponde a 57% de todo o funcionalismo. Com base nos estudos realizados, afirmando a impossibilidade por ora, de universalização. Propôs a redução de quatro faixas hoje existentes, para duas faixas”, informa.
A administração municipal também confirma que o presidente do Sinsep recusou essa oferta de redução de faixas, que seriam baseadas no salário do servidor, e insistiu na universalização do valor do vale alimentação. O senhor Israel dos Passos explanou que, não sendo universalizado o valor do vale alimentação e não havendo progresso na negociação neste sentido, a proposta da administração não é viável. E reiterou o estado de greve dos servidores”, acrescentou o secretário.
O sindicato defendeu, na reunião, o vale no valor de R$ 180 a todas as faixas salariais. Já a prefeitura ofertou R$ 165. Não houve acordo entre as partes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















