04 de julho, de 2017 | 18:11

Valadares confirma primeira morte por chikungunya, em Minas

Morador morreu em 11 de março. Ele tinha 72 anos e possuía diabetes

Reprodução
Morador de Valadares morreu no dia 11 de março, em decorrência da febre chikungunyaMorador de Valadares morreu no dia 11 de março, em decorrência da febre chikungunya
Primeira morte por febre chikungunya do estado de Minas Gerais foi confirmada no município de Governador Valadares. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o paciente possuía 72 e possuía diabetes. O morador de Valadares morreu no dia 11 de março.

O morador de Valadares começou a sentir fortes dores no dia 02 de março, passados nove dias ele veio a óbito. A Secretaria foi notificada somente no dia 28 do mesmo mês. De acordo a pasta, após recebimento da investigação, o nível central gasta em média 30 dias para conclusão do caso.

O estado ainda investiga 19 mortes suspeitas por chikungunya. A maioria é em Governador Valadares, que sofre com a doença. São 15 óbitos em apuração. Em seguida vem Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Cuparaque e Central de Minas, ambas na Região do Rio Doce.

Em 2017, até o momento, foram notificados 16.995 casos prováveis de chikungunya e ocorreram 22 óbitos com suspeita da doença em Minas Gerais: 19 óbitos ainda estão em investigação, 2 (dois) foram descartados e 1 (um) foi confirmado no município de Governador Valadares.

A doença

A Chikungunya é uma doença viral, muito comum em algumas regiões da África, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Na fase aguda, os sintomas são febre alta, dor muscular, exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). No Brasil, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da Dengue e da Febre Amarela, são vetores em potencial da doença.

Geralmente, os sintomas da Chikungunya se manifestam entre dois a 12 dias e são clinicamente semelhantes aos da Dengue, sendo eles, febre alta, dor muscular intensa, dor de cabeça, enjoo, fadiga e manchas avermelhadas pelo corpo. O que as difere, porém, são as fortes dores nas articulações.

As crianças e os idosos, por terem um sistema imunológico frágil, estão mais propensos a sofrerem com a Chikungunya. Alguns sintomas apresentados são febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos - dedos, tornozelos e pulsos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário