04 de julho, de 2017 | 17:35
Licenças ambientais viabilizam etapas de obras na BR-381
Foram aprovadas licenças pela Câmara Técnica do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) diversas licenças em lotes diferentes da BR-381
No dia 27 de junho, foram aprovados, na Câmara Técnica Especializada de Atividades de Infraestrutura de Transporte, Saneamento e Urbanização (CIF) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), adendos de Licenciamento Ambiental e Intervenção Ambiental no Lote 7 das obras de duplicação da BR-381 Norte. Nesses documentos, foram aprovadas alterações do Projeto Executivo Geométrico que permitem acelerar as obras neste lote, sem intervenção na qualidade e segurança da rodovia, garante o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). As alterações aprovadas incluem alteração das seções com e sem 3ª faixa, alargamento do canteiro central em alguns pontos, e melhoria do traçado de várias curvas”, informa o Dnit.Na segunda-feira (3) foi liberado pela Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Leste Mineiro a licença de operação da Usina de Concreto I, localizada no canteiro de obras da ECB em Caeté. Essa licença permitirá maior produção de concreto para pavimentação de rodovia no Lote 7. A expectativa é de que, com as duas usinas de concreto em funcionamento, sejam realizados cerca de 500 metros/dia de pista.
Variante Santa Bárbara
Ainda no documento emitido pelo Copam, ficou definido pela Diretoria Colegiada do Dnit a exclusão da implantação de trecho referente aos Lotes 9 e 10, denominado Variante Santa Bárbara, que previa a construção de um novo traçado. Essa alteração trará menor custo ao projeto, mais agilidade nas obras dos lotes 5 e 6, além de diminuir consideravelmente a supressão do Bioma Mata Atlântica, resultando em ganhos ambientais e econômicos, divulgou o Dnit.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]