
04 de julho, de 2017 | 12:36
Redução de vereadores é rejeitada em Timóteo
Em debate na noite de segunda-feira houve até defesa do aumento para 17
Por 10 votos contrários e cinco favoráveis foi rejeitada a Proposta de Emenda à Lei de Organização Municipal de Timóteo, que previa a redução do número de vereadores, de 15 para 13. Apesar das manifestações populares com o apoio à redução, no debate que se viu no plenário a maioria não só rejeitou a proposta que reduzia as cadeiras no Legislativo, mas também houve até quem defendesse o aumento, em vez de redução.Arquivo DA
Além de rejeitar redução para 13 vagas no Legislativo, teve vereador que defendeu aumento de 15 para 17

Depois de ter a tramitação suspensa por causa de dois pedidos de vista, sob o argumento de necessidade de avaliar melhor” o texto, a proposta foi à primeira discussão e votação e votação em primeiro turno na noite de segunda-feira (3), quando acabou rejeitada.
A proposta de autoria do vereador Diogo Siqueira (PPL), foi assinada também pelos vereadores Adriano Benjamim Tibata (PT), Fábio Campos Binha (PSB), Geraldo Gualberto (PSDB) e Ivair Guimarães (PSB). Os cinco foram os únicos que votaram favoráveis à ideia. Pelos cálculos do autor, Diogo Siqueira, a redução do número de cadeiras no Legislativo em Timóteo representaria uma economia anual de quase R$ 350 mil, o que soma R$ 1,4 milhão ao longo de quatro anos.
Durante a discussão, ao defender a proposta, Diogo afirmou que a redução dos gastos com os vereadores poderia permitir um investimento maior em ações parlamentares, audiências públicas, entre outras necessidades.
Já os que rejeitaram a proposta os argumentos foram desde a redução de empregos de pessoas nos gabinetes até o discurso da representatividade. Entre as justificativas está o fato de a lei permitir que Timóteo tenha atualmente 17 vereadores e não apenas os 15 que atualmente compõem o Legislativo.
Também citaram uma projeção do Instituto Brasileiro de Georgrafia e Estatística, segundo a qual Timóteo deverá chegar a 90 mil habitantes nos próximos dois anos e é coerente o número atual, de 15 vereadores. No site do IBGE a população estimada hoje é de 88.255 pessoas. Além disso, argumentaram que a cidade possui 48 anos e, proporcionalmente, 15 vereadores é um número pouco representativo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Rosane Carvalho de Oliveira Silva
24 de janeiro, 2020 | 19:44Uma vergonha,quem deveria votar somos nós,esses vereadores não estão nem ai para a necessidade da cidade,desde que seus bolsos estejam cheios,parabéns aos vereadores que votaram a favor,um
bom motivo para eu saber em quem votar”
Arthur
04 de julho, 2017 | 16:09Ninguém quer deixar de mamar as custas de todos...”
Gildázio Garcia Vitor
04 de julho, 2017 | 15:56Quanta marola e perda de tempo e dinheiro por nada, tempo e dinheiro nosso, claro.”