04 de julho, de 2017 | 11:52

Cresce o público do Ação Educativa

Divulgação/ACS CCU
Professora Kakau e o projeto Arte em FamíliaProfessora Kakau e o projeto Arte em Família
Com o intuito de agregar conhecimento e novas experiências ao calendário escolar e levar arte-educação de qualidade às famílias, a Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas oferece uma programação diversificada e sempre renovada ao longo do ano. No primeiro semestre de 2017, essas atividades receberam um público de aproximadamente 23 mil pessoas.

A programação educativa gratuita ofereceu ao público os programas “Série Espetáculos Didáticos”, “Programa de Formação de Professores e Arte Educadores”, “Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias” e “Arte em Família”.

Além de duas exposições e duas novidades para escolas: “Conhecendo a Usiminas” e “Aventura no Viveiro”, na programação do Projeto Xerimbabo Usiminas 2017.

Divulgação/ACS CCU
Professora Kakau e o projeto Arte em FamíliaProfessora Kakau e o projeto Arte em Família
A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, avalia como positiva a grande participação da comunidade do Vale do Aço na programação educativa. “Ficamos satisfeitos com o retorno do público, que se apropria da nossa programação, feita com carinho e muito critério, primando pela qualidade das atrações”, salienta.

Conhecendo a Usiminas
Em “Conhecendo a Usiminas”, os estudantes fazem uma visita lúdica à Usina de Ipatinga para conhecer o processo de produção do aço na Usiminas. Ao chegarem à empresa, os alunos são recebidos pela atriz Raquel Vieira com uma contação de história sobre a jornada do carvão e do minério, que tem sequência em um passeio de ônibus por algumas áreas da empresa.

A visita conta ainda com uma parada na Lagoa da Anta, espaço com 4km de extensão, localizada dentro da Usina de Ipatinga. Para encerrar, os alunos fazem uma oficina de pintura com agregado siderúrgico, ministrada pela pintora Rosane Dias.

No primeiro semestre, foram oferecidas nove visitas à Usina, com a participação de nove escolas, o que representou um público de 338 pessoas.

Divulgação/ACS CCU
Alunos das escolas, em Conhecendo a UsiminasAlunos das escolas, em Conhecendo a Usiminas
Aventura no Viveiro
Em “Aventura do Viveiro” os estudantes fazem um passeio encantador pela natureza regado a muita informação, encanto e história. Ao chegar no Viveiro, os alunos são recebidos pela atriz Raquel Vieira, que aborda de forma lúdica temas como meio ambiente, preservação e sustentabilidade, além da relação da Usiminas com a cidade.

Após ouvirem a história, os estudantes fazem uma visita orientada ao Viveiro passando pelo bosque, onde degustam frutas, passam pelo mirante, pelo berçário de mudas e fazem uma trilha no meio da mata para conhecer de perto o resultado de décadas de plantio no espaço.

Como lembrança da “Aventura no Viveiro” os estudantes levam de presente as mudas que eles plantam durante a atividade. No primeiro semestre, foram oferecidas sete visitas ao Viveiro da Usiminas, com a participação de sete escolas, o que representou um público de 275 pessoas.

Exposições
Outro destaque da programação educativa no primeiro semestre foram as exposições “Do Outro Lado do Desenho”, com obras do escultor mineiro Leo Santana, incluindo a réplica da escultura “Drummond no Calçadão”, do escritor Carlos Drummond Andrade.

A exposição “Senna na Cabeça e no Coração”, com 60 capacetes, sendo seis originais de Ayrton Senna, que foram utilizados em sua carreira e outros 54 modelos customizados por personalidades. As duas exposições receberam um público de mais de 8 mil visitantes.

A programação da Ação Educativa será retomada em agosto, com mais vagas para as atividades “Aventura no Viveiro” e “Conhecendo a Usiminas”, além de muita contação de história, espetáculos, encontros em família, oficinas e exposições. Para mais informações, o contato é: (31) 3824-3731.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário