01 de julho, de 2017 | 11:35

O trabalho infantil na ótica do teatro

Divulgação/ACS PMSP
Alunos da rede pública em Santana do Paraíso assistiram a peça teatralAlunos da rede pública em Santana do Paraíso assistiram a peça teatral
Na quinta-feira (22), o pátio da Escola Municipal João Matias de Oliveira, no bairro Industrial, em Santana do Paraíso, foi palco para a apresentação da peça “Desmistificando os mitos acerca do trabalho infantil”, com o grupo de teatro Arte Viva, formado por crianças e adolescentes do bairro Cidade Nova.

Desde o início de junho os adolescentes que integram a companhia vêm se apresentando nas escolas do município. O objetivo é conscientizar a todos sobre os danos causados com a exploração do trabalho infantil. A ação integra as atividades desenvolvidas para o “Dia Mundial de Erradicação do Trabalho de Crianças” - 12 de junho.

Na peça, com duração aproximada de 15 minutos, os atores mostram, de forma bem espontânea, situações de crianças desempenhando trabalho infantil e destacando os danos causados aos mesmos.

[imagemd11128] O grupo já se apresentou no teatro do Centro Cultural Usiminas, como parte do Projeto “Curso Livre de Teatro” desenvolvido pelo Espaço Cultural Casa Laboratório no programa “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo de Santana do Paraíso” nos bairros Centro, Águas Claras e Cidade Nova.

E tem se mostrado uma importante iniciativa para o desenvolvimento social da região e uma ferramenta potente de desenvolvimento humano de crianças e adolescentes através da experiência artística.

As atividades não visam a criação artística ou formação de atores, o foco é o estimulo à percepção, atenção, pensamento e memória, ampliando a sensibilidade, a reflexão e a imaginação.

Dessa forma, o curso amplia o universo dos alunos criando um ambiente de interação social e novas formas de ver e pensar seu cotidiano. Atualmente, são 48 crianças atendidas pelo programa na região de Santana do Paraíso.

Casa Laboratório
O Espaço Cultural Casa Laboratório foi fundado em 2007, com o objetivo de ser um espaço cooperativo de promoção e formação artística em teatro, dança e música.

É um dos principais equipamentos culturais do Vale do Aço, e suas iniciativas expressam dimensões essencialmente públicas, ampliam o acesso da população aos bens culturais; formam e desenvolvem a criação artística; incentivam a pesquisa na área cultural e geram emprego e renda para diferentes atores que integram a cadeia produtiva do setor cultural.

As ações do Casa também contribuem para os processos educacionais, seja por meio de projetos de arte-educação; de formação de apreciadores e leitores da arte ou sistematização e difusão de conhecimentos na área.

A política e diretriz conceitual é “atuar sobre o mundo de modo a transformá-lo, sem preconceitos elitistas ou populistas”. Assim, é um espaço de criação e formação que contribui para um sistema organizado de desenvolvimento da produção, circulação e consumo de bens artísticos e culturais.

Atualmente, o projeto mantém sede nas cidades de Ipatinga e Timóteo, com programação abertas à comunidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário