30 de junho, de 2017 | 17:20
Hospital normaliza atendimentos em Timóteo
O diretor informou que a restrição no começo do mês de junho foi apenas nos atendimentos pelos convênios particulares
O Hospital e Maternidade Vital Brazil/São Camilo (HMVB), em Timóteo, voltou a realizar atendimentos, normalmente, após o corpo clínico ter anunciado, no início deste mês, que atenderia apenas os casos de urgência e emergência na instituição. A informação é do diretor do corpo clínico, Felipe Feitosa.Em entrevista ao Diário do Aço, o diretor informou que a restrição no começo do mês de junho foi apenas nos atendimentos pelos convênios particulares, já que pelo Serviço Único de Saúde (SUS), o hospital sempre atendeu somente os casos de urgência e emergência. No entanto, quando o Hospital Doutor José Maria Morais, antigo São Camilo, de Coronel Fabriciano, reabriu as portas, no dia 21 de junho, foi possível normalizar o atendimento no HMVB pelos convênios particulares. Tínhamos restringido o atendimento por convênios no dia 10 de junho. Mas como o hospital em Coronel Fabriciano reabriu, acabou desafogando a demanda no Vital Brazil. Aí, voltamos ao normal”, reitera.
O diretor acrescentou que o HMVB nunca teve problema com falta de materiais básicos para atender os pacientes. Diferentemente do hospital em Coronel Fabriciano que, após a reabertura, aguarda a chegada de insumos básicos e medicamentos.
Conforme Feitosa, os médicos do HMVB não recebiam do SUS há quase um mês. No dia 29, o acerto foi concluído com os profissionais.
Estado
Por meio de uma nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclareceu que Hospital Vital Brasil é contemplado em dois programas estaduais, o Pro-Hosp e o Rede de Resposta (Urgência e Emergência). Os pagamentos referentes ao Rede de Resposta foram feitos com regularidade até o mês de abril, no valor mensal de R$ 200 mil. O pagamento que está pendente é referente ao mês maio e já foi solicitada a liberação pelo setor financeiro”, explica.
A SES-MG também detalhou outras informações ao longo da nota sobre os repasses dos recursos referentes ao Pro-Hosp Gestão Compartilhada. Conforme Termo de Contrato nº 0052/2016, está previsto o montante de até R$ 14,4 milhões para o Hospital Vital Brazil de Timóteo, a ser repassado em 12 parcelas mensais, de até R$ 1,2 milhão. Destacamos que, até o momento, já foram pagas nove parcelas para o hospital, no montante total de R$ 9.625.459,58. Em relação à 10ª parcela, referente ao mês de junho, no valor de R$ 1.055.000,00, informamos que a Fonte Federal foi paga no dia 16/06, no valor de R$ 557.333,74. O valor restante (R$ 497.666,26), correspondente a Fonte Estadual, encontra-se em processo de pagamento no financeiro”, conclui a nota.
São Camilo
A Sociedade Beneficente São Camilo, informou por meio de uma nota, que os pagamentos dos médicos no HVB estão em dia. Do SUS, referente a maio, que deve ser paga até 30/6 foram recebidos 54% e o recurso já está em repasse aos médicos. Desta forma, o hospital tem cumprido os pagamentos aos profissionais, conforme recebimento, não havendo débitos até a data de hoje”, esclarece.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















