30 de junho, de 2017 | 16:47
Clássico
Amanhã, Atlético e Cruzeiro se enfrentarão no Independência, em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro, em situações quase próximas no torneio. Caso vença o clássico, o Atlético ultrapassa o time celeste, mas se for derrotado, pode voltar à vizinhança da zona do rebaixamento, passando a depender dos resultados de outros jogos.A maior preocupação dos dois treinadores é com a instabilidade da defesa, setores das duas equipes que não estão em sintonia com o resto do time. Parece que, pelo lado do Galo, alguns torcedores devem estar aliviados com a contusão de Felipe Santana. O zagueiro ainda não justificou sua contratação, não tem boa recuperação, teve participação em muitos gols sofridos pela equipe, sobrecarrega o meio-campo, não consegue dar cobertura à zaga, pela falta de tranquilidade que leva ao setor central da parte defensiva.
De acordo com alguns jogadores, a ansiedade tem prejudicado o time, mas não acredito muito nisso. Falta mais responsabilidade em aparecer no jogo, definir a partida. O Galo perde muitas oportunidades de gol, inclusive os jogadores acostumados a grandes decisões.
O Cruzeiro também se preocupou muito com a defesa. Caicedo é o mais desestruturado da zaga. Na partida da Copa do Brasil contra o Palmeiras, o setor defensivo foi um desastre, não conseguiu ganhar as jogadas pelo alto. O time precisou contar com os milagres do goleiro Fábio, para não sair derrotado. Conseguiu abrir uma grande diferença de gols, mas cedeu o empate em uma partida praticamente definida.
Portanto, no clássico, os dois treinadores vão tentar melhorar o posicionamento de seus jogadores, principalmente a defesa. Acredito que, pelas condições apresentadas pelos arquirrivais até agora, o time que errar menos será o vencedor do confronto.
COPA DO BRASIL
Pelos confrontos nas primeiras partidas, ficou claro que pelo menos Flamengo e Grêmio estarão na semifinal da competição. O Flamengo, mesmo tendo dificuldades para vencer o Santos, tem a força de um time mais organizado, com jogadores talentosos no meio-campo, o que reforça a qualidade. Acredito que o time carioca terá forças para suportar a pressão que sofrerá no jogo de volta, na Vila Belmiro.
O Grêmio assustou o Atlético do Paraná e venceu em casa de goleada (4 a 0), podendo tranquilamente garantir a sua passagem para a próxima fase. E será o adversário do time carioca, em uma final antecipada. Do outro lado, o Cruzeiro perdeu uma grande oportunidade de pular na frente, permitiu a igualdade quando vencia por 3 a 0, mas ainda joga pelo empate em casa. Pelo que aconteceu na partida de ida, teremos um grande jogo no Mineirão, com as duas equipes em busca da vitória.
Já o Atlético venceu o Botafogo pelo placar mínimo, mostrou muita personalidade no primeiro tempo, e perdeu gols incríveis como tem acontecido na temporada. Após a expulsão infantil de Fred, o time teve mais dificuldades e custou a conseguir alguns lances de perigo para ampliar. Agora é ir no Rio de Janeiro em busca de um empate, mas a sua classificação ainda é imprevisível.
CONDENAÇÕES
O jogador Kléber, do Coritiba, foi punido com 15 jogos de suspensão por suas atitudes na partida contra o Bahia, e o Estádio Serra Dourada foi interditado por causa das brigas entre torcedores de Goiás e Vila Nova. Mas eu aposto que Kléber terá a sua pena reduzida, pois o futebol brasileiro é uma bagunça e não tem nenhuma organização. Por isto o nosso futebol não evolui para chegar pelo menos à sombra dos europeus.
USIPA
O clube está sediando o Campeonato Mineiro Petiz de Natação, promovido pela Federação Aquática Mineira, com a participação de 200 atletas de 13 clubes. A equipe Usiminas/Univale/Sicoob/Usipa estará sendo representada por 27 atletas, e aposta na boa condição técnica de seus atletas.
O treinador Alexandre Watanabe acredita que o trabalho que vem sendo realizado no clube tem preparado os nadadores para competir em condições de igualdade com todos os outros atletas.
Pedro Henrique Berberth, que está no clube há três anos, aposta também na força do clube e na preparação que foi realizada, e acredita em uma boa performance. Pela experiência nesta competição, que ele irá disputar pela quarta vez, ele aposta também na conquista de várias medalhas.
Os atletas do clube são beneficiados pelo Projeto Ecomov, que é aprovado pela lei de Incentivo ao Esporte do Governo de Minas Gerais, sendo apoiado pela Usiminas e a Univale.
EXPECTATIVA
A Liga de Desportos de Ipatinga continua na expectativa do recebimento da primeira parcela do convênio com a Prefeitura Municipal de Ipatinga, e também cria nos clubes uma expectativa maior, pois é preciso agilizar o início dos campeonatos da série A e B.
Afinal, no ano passado a competição também não aconteceu, pela falta do cumprimento daquilo que está na Lei Orgânica do Município. E com isto, cria-se uma grande apreensão em todos com relação à liberação das verbas. Todos continuam aguardando algum posicionamento.
LEMBRANÇAS
Josué Alves de Oliveira, na Usipa profissional e um grande diretor de futebol do mesmo clube; Pulica, talento puro no meio-campo; Tiná, um dos maiores cobradores de faltas do futebol amador; Adelson Duarte Caldeira, meio campista em vários clubes da região; Gilson, pelo Ideal, Perci Gonçalves, uma lenda do nosso esporte; Eder Anício, meio-campista no Ipaminas e toque refinado e um grande talento.
Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











