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30 de junho, de 2017 | 08:24

Verão e os lançamentos

VERÃO
Após uma longa reunião, a Associação Mineira de Empresas de Moda (AMEM) marcou o período de 10 e 21 de julho para lançamentos do verão 17/18 (em pronta-entrega) das confecções que fazem parte da entidade. A decisão da AMEM encerra um período de discussões sobre o assunto, junto a várias entidades ligadas à produção da moda mineira.

Na prática, os lançamentos vão prosseguir até o final de agosto ou até mesmo setembro, porque há as empresas cuja estratégia foca exatamente no pós-julho, assim como há as microempresas do setor que só lançam o verão quando ‘o sol já está alto’, isto é, no último trimestre do ano. Mas a data de referência da AMEM é importante para ajudar a organizar essa questão.

Divulgação
Ronaldo Silvestre é consenso no mundo da modaRonaldo Silvestre é consenso no mundo da moda
CRIATIVOS
Na semana passada falamos aqui sobre a nova geração de estilistas mineiros, mais voltada para um trabalho artesanal e criativo. Também falamos de sua importância para manter a referência do nosso polo de moda como criador, e não apenas vendedor de moda ou fabricante de roupa.

Para qualquer polo de moda manter sua imagem como lançador de moda, a criação é imprescindível. Pois na nossa lista de jovens criadores & criativos da moda entra, com honras, o estilista itabirano Ronaldo Silvestre, que realiza um trabalho incrível com debruns, aplicações e outros. Ele, inclusive, virou referência no site de tendência inglês WGSN, como quem faz moda local com pegada global. Uau!

CULTURA
O Conselho Estadual de Cultura, órgão ligado à Secretaria de Cultura de Minas Gerais, está realizando debates para montar uma estratégia para preservar e valorizar a memória do design e da moda mineiros. Uma boa iniciativa dos representantes desses segmentos naquele colegiado, Rodrigo Cezário e Carla Mendonça, respectivamente. As primeiras reuniões serão realizadas nesta semana.

A ideia é ótima, pois muito já se fez nessas áreas, mas nada existe reunindo do acervo ou mesmo arquivo para consultas. Um exemplo disso é o Grupo Mineiro de Moda, dos anos 1980, que colocou Minas Gerais no mapa fashion do país, mas cuja memória só sobrevive em razão do esforço pessoal do seu criador, o estilista Renato Loureiro. Parece que, agora, a coisa vai mudar.

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O verão da Fleche d'Or, em evento na capitalO verão da Fleche d'Or, em evento na capital
VAIVÉM
* A Fleche d’Or lança seu verão 17/18 esta semana, em Beagá, durante bate-papo com a jornalista Lilian Pacce (GNT) e um pequeno desfile, com direito a um talk show didático e mostrando modelitos inspirados na região de Monterosso (Itália), com suas cores, flores e luminosidade. Será no espaço Guaja, onde Sabrina Costa, Wallace Gonçalves e Maria Inês Costa vão receber o público e convidados. ****

* Com um coquetel no BH Shopping, foi aberto o Festival DMais Design, que ocupa com design de qualidade vários espaços da Capital mineira, numa agenda que vai até o dia dois de julho. Um dos eventos do festival é a feira-mostra-butique Modernos Eternos, onde tudo o que está exposto está à venda. Realizado numa imensa e bela casa do antigo Clube Mineiro de Caçadores, é o paraíso para quem deseja ter boas peças de decoração em casa. Vale a pena conferir. ****

* Por falar em coisas de alto nível, as grandes marcas de luxo pelo mundo afora, como a Louis Vuitton, estão deixando de comprar o couro de crocodilos, pítons e outros bichos exóticos e montando suas próprias criações. Um dos fatores é ter uma produção mais sustentável e melhorar a imagem da marca. E outro é ter peças de melhor qualidade. A Austrália é o local onde fica o maior número dessas fazendas. ****

PONTO FINAL - Nos últimos tempos, todo mundo já deve ter notado que nos shoppings centers e galerias de lojas, ou mesmo nas ruas, aumentou o número de lojas fechadas. Em princípio, todo mundo pensa ser culpa apenas da crise econômica e política do país. Pois, agora, uma pesquisa apontou que 50% desses casos realmente são por causa da crise, mas o restante é em razão do comércio eletrônico, que atinge desde moda até pizzas. Resumo: o varejo precisa se reinventar para sobreviver.
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