Expo Usipa 2024 02 - 728x90

27 de junho, de 2017 | 08:57

Investimentos no Centro Cultural Usiminas

Nilmar Lage/Divulgação/ACS CCU
As novas mesas de som e iluminação adicionam qualidadeAs novas mesas de som e iluminação adicionam qualidade
Um dos principais palcos de Minas Gerais, o teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, recebeu recentemente novos investimentos para ampliar a sua qualidade técnica.

O espaço sedia eventos diversificados e é referência para produções locais, nacionais e internacionais, e recebeu novos equipamentos de áudio, vídeo e iluminação.

Entre eles, uma mesa de som Yamaha TF5, mesa de luz Malighting (Command Wing e Fader Wing) e o projetor Epson PRO G7905U, Full HD e tecnologia 4k.

Os equipamentos foram adquiridos por meio do projeto “Plano Anual Instituto Usicultura 2017” (Pronac 164275), aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Usiminas.

Os investimentos em recursos técnicos de ponta agregam tecnologia e mobilidade para produções realizadas no Teatro do Centro Cultural Usiminas.

O complexo do Centro Cultural Usiminas abrange o teatro, jardins Interno e Externo, foyer e galeria, é certificado pela Herity, organização mundial para a certificação de Qualidade de Gestão do Patrimônio Cultural.

Para o público, a novidade nos bastidores do Teatro vai se refletir em mais qualidade das atrações e, para os produtores, em mais precisão, mobilidade e otimização nas montagens dos espetáculos.

A nova mesa de luz é operada com uso de um avançado software que permite a afinação da iluminação utilizando dispositivos móveis.

Além disso, com o novo recurso técnico os espetáculos podem ter sua luz totalmente documentada em 3D, algo raro em teatros do interior e muito utilizado em grandes festivais.

A mesa de luz Malighting tem ainda grande capacidade de processar equipamentos automatizados, com seis universos disponíveis, oferecendo ainda mais possibilidades no processo de montagem dos eventos.

A nova mesa de som possui 32 canais e funciona como um estúdio de gravação. A ferramenta possibilita a gravação de CD e DVD, por exemplo, com alta qualidade.

Operado também por meio de software, o equipamento garante qualidade e precisão na regulagem do som, antes e durante as apresentações, controlada por técnicos por meio de dispositivo móvel de qualquer ponto do teatro.

Já o projetor está entre os mais modernos atualmente, com tecnologia 4k para oferecer qualidade e nitidez de imagem nos eventos com uso de vídeo. Com mais qualidade e definição de imagem, o equipamento permite reprodução audiovisual incluindo filmes em alta definição, por exemplo.

15 anos de Teatro
Os novos investimentos chegam em um ano especial para o Teatro do Centro Cultural Usiminas, que comemora 15 anos de fundação em 31 de outubro. Desde que o espaço foi inaugurado, tornou-se referência para a comunidade por sua programação cultural diversificada ininterrupta.

Pelo palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas já passaram milhares de produções do Brasil e exterior ao longo desses 15 anos. No primeiro semestre deste ano, o espaço já recebeu cem eventos entre espetáculos, shows e eventos fechados.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que os investimentos em melhorias na estrutura técnica do Teatro têm o objetivo de dar ainda mais conforto para artistas, produtores e público nos eventos.

“Com os novos investimentos mantemos o nosso Teatro, que já é uma referência no Estado, bem equipado e atualizado para atender demandas de produções de todos os portes em diferentes eventos.

Desde que iniciou sua operação, sempre investimos em seu aprimoramento técnico, o que torna o Teatro do Centro Cultural Usiminas um modelo em Minas Gerais”, pontua a diretora.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário