26 de junho, de 2017 | 13:11

Aproveite o inverno para conhecer Joanópolis

Professora da UNG dá dicas valiosas para quem deseja viajar nas férias

Pensando naqueles que querem aproveitar as férias de meio de ano, Claudia Parra, professora de Turismo da Universidade de Guarulhos (UNG), preparou dicas imperdíveis para curtir o friozinho com conforto. Afinal, quem não gosta de viajar, tomar chocolate quente ou um bom vinho e se deliciar com receitas caseiras regionais? Para a especialista, o município de Joanópolis é o lugar ideal para fugir do comum e aproveitar todas essas maravilhas. "É uma estância encantadora. Cheia de atrações turísticas. Vale à pena conferir", afirma a docente.
Ao pé da Serra da Mantiqueira, cidade do interior paulista é um luxo no inverno Ao pé da Serra da Mantiqueira, cidade do interior paulista é um luxo no inverno


Localizada ao lado de Monte Verde, a 120 quilômetros da capital de São Paulo, a charmosa área urbana de Joanópolis ganha uma atmosfera romântica no inverno, perfeita para os casais. Repleta de ruas largas e casarões de estilo colonial, rodeados por exuberantes montanhas com vegetação da Mata Atlântica.

Joanópolis é um município paulista, localizado na microrregião de Bragança Paulista, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, e faz divisa com Minas Gerais. A viagem por rodovias, de Ipatinga a Joanópolis tem cerca de 720 quilômetros. Quem quiser ir de avião, o destino tanto pode ser o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas quanto o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), este último, a 106 quilômetros de Joanópolis.

Com infraestrutura de qualidade, o município possui diversidade nos tipos de acomodações, garantindo preços para todos os bolsos, desde simples chalés até grandiosos resorts. Os restaurantes contam com a culinária da boa cozinha mineira, pela cidade estar próxima da divisa com o estado de Minas Gerais. Eles servem frango caipira com quiabo, lombinho com tutu, torresmo crocante e muito mais. Ao longo da tarde, recomenda-se degustar um café feito à lenha no acompanhamento de queijos artesanais e guloseimas caseiras. Só não pode deixar de experimentar o prato local Comida do Lobisomem, um tipo de pimenta recheada com carne moída.

Conhecida como a Capital do Lobisomem, muitos de seus moradores mais antigos reproduzem as diversas lendas do homem-lobo e alguns até mesmo afirmaram já o terem visto. Sendo assim, o mito se tornou um símbolo local, incorporado na tradição da cidade. Algumas casas de suvenires vedem bonequinhos, cachaças e diferentes artesanatos sobre o personagem, como na Casa do Artesão.
Quijo do leite de cabras. Quer conhecer? 11 996090773​ ​ou e-mail contato@caprildobosque.com.brQuijo do leite de cabras. Quer conhecer? 11 996090773​ ​ou e-mail [email protected]


Este ano, Joanópolis celebrará seu 139º aniversário com a festa mais tradicional do município, Festa Junina, que ocorrerá entre os dias 22 e 25 de junho. A celebração caipira é referência na região, costuma contar com atrações culturais, músicas e barracas típicas e parque de diversões. Realmente, a cidade não deixa nada a desejar para quem quer festejar, descansar e até mesmo praticar esportes.

Devido a quantidade de rios, cachoeiras, pedras e picos, o município é referência para exercer esportes de aventura e atividades de ecoturismo. Entre as maiores atrações está a Cachoeira dos Pretos com 154 metros de altitude, a maior queda d'água do estado de São Paulo. São ofertados, nesses ambientes, serviços de prática de boia-cross, canyoning, rafting, ski aquático, passeio de barco, jet ski, caiaque e trilhas que podem ser feitas também por jipes 4X4. Além de arvorismo, rapel e saltos de asa-delta e de parapente.

"As atividades não devem ser realizadas sem o acompanhamento de um especialista, por isso consulte as agências locais antes de iniciar qualquer aventura", recomenda Parra. A professora também ressalta que algumas das cachoeiras estão em locais um tanto desertos, por isso ela aconselha evitar ir a esses ambientes sem um guia que conheça a área. (Assessoria de Imprensa - Universidade UNG)


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário