22 de junho, de 2017 | 17:52
Cerca de 27% dos veículos estão sem licenciamento
Segundo o chefe da Administração Fazendária (AF) de Ipatinga, Wagner Antônio de Araújo, 54.053 veículos do Vale do Aço ainda não possuem o CRLV de 2017
A cobrança da documentação 2017 de veículos com placas terminadas em 6, 7, 8, 9 e 0, começa na próxima semana, a partir do dia 1 de julho. Quem for flagrado sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) será multado e estará sujeito a outras penalidades.Segundo o chefe da Administração Fazendária (AF) de Ipatinga, Wagner Antônio de Araújo, 54.053 veículos do Vale do Aço ainda não possuem o CRLV de 2017, dos quais 32.315 são de Ipatinga; 11.234 de Coronel Fabriciano; 8.938 de Timóteo e 1.566 de Santana do Paraíso.
Conforme o chefe da AF, o Vale do Aço possui uma frota de 193.795 veículos, dos quais 116.516 são de Ipatinga; 38.839 de Coronel Fabriciano; 32.969 de Timóteo e 5.471 de Santana do Paraíso. Com base nesses dados, o número de veículos omissos representa 27,89% da frota circulante na região.
O tenente Marcelo Vieira, da Polícia Militar Rodoviária, informou ao Diário do Aço que tem encontrado, frequentemente, motoristas dirigindo com a documentação atrasada. Tem sido corriqueiro encontrar veículos sem o licenciamento do ano corrente. Isso é uma infração gravíssima. O condutor pode perder pontos na carteira, além de ter o veículo apreendido”, alerta.
O tenente acrescenta que, nas blitzen realizadas durante o feriado Corpus Christi (de 15 a 18 de junho), a maioria dos veículos removidos era devido à falta da documentação necessária. Fiscalizamos 871 veículos, dentre eles, 36 foram removidos, e a maioria desses que foram removidos era porque não tinha o CRLV 2017”, ressalta.
Marcelo Vieira também explica que o processo de remoção de um veículo é demorado, o que prejudica o desenvolvimento do trabalho da polícia rodoviária ao longo do dia. Quando encontramos um veículo que não possui os documentos necessários, tem que ficar uma viatura por conta disso, sendo que ela poderia estar sendo usada para outros tipos de serviços que contribuem para a população”, destaca.
Critérios
Para receber o licenciamento anual, o proprietário de veículo precisa quitar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o Seguro Obrigatório (DPVAT), a taxa de licenciamento e eventuais multas. Além disso, precisa ter o endereço atualizado no banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Quem pagou tudo e ainda não recebeu o documento deve acessar o site do Detran e consultar a situação do veículo. Para essa consulta, é preciso ter a placa e o número do chassi do carro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















