13 de junho, de 2017 | 15:54

10º Salão do Livro teve 30 mil visitantes

Evento homenageou Marcelo Xavier e mesclou teatro, literatura, cultura, educação e arte

Divulgação/ACS SLVA
O Salão do Livro cumpriu seu papel de formador de novos leitoresO Salão do Livro cumpriu seu papel de formador de novos leitores
Cerca de 30 mil visitantes passaram pelo Centro Cultural Usiminas, de 6 a 10 de junho, para o 10º Salão do Livro Vale do Aço. A edição comemorativa do evento trouxe cerca de 100 atrações culturais gratuitas, inspiradas nas obras do escritor e artista plástico homenageado, Marcelo Xavier.

Com o tema “O amor”, o maior evento literário do Leste mineiro trouxe também programação para educadores em debates acerca da diversidade e da inclusão social por meio da literatura.

Realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Usiminas, o evento tem visa incentivar o hábito de leitura e contribuir com o acesso de crianças, jovens e adultos ao mundo da literatura.

Mantendo a sua itinerância, o Salão do Livro também realizou ações nas cidades de Coronel Fabriciano e Inhapim, beneficiando mais de 200 participantes.

Divulgação/ACS SLVA
Marcelo Xavier foi homenageado na 10ª edição do Salão do LivroMarcelo Xavier foi homenageado na 10ª edição do Salão do Livro
Durante o evento foram sorteados 3 mil vales-livros entre os participantes das atividades culturais. Educadores da rede estadual de ensino receberam 2.628 tickets, por meio da Secretaria Estadual de Educação. Quase 6 mil vales foram distribuídos à população, o que representa aproximadamente R$90 mil em incentivo à leitura.

Na avaliação da coordenadora e idealizadora do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira, a décima edição do evento mostrou a sua força na região.

“Fizemos uma linda festa literária, de fortes emoções e homenagens, cheio de amor. Fechamos 10 anos cumprindo o objetivo de formar novos leitores, ampliar horizontes e contribuir para aumentar o número de leitores do Vale do Aço. Agora, começamos a preparar a edição de 2018”, declarou Cibele.

Para a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, a 10ª edição do Salão do Livro reforça a parceria entre Usiminas, Instituto e a Paralelo 3 no trabalho de incentivo à leitura no Vale do Aço.

“Estamos de mãos dadas com o Salão por acreditarmos no poder de um livro, da arte em suas diversas manifestações. Temos orgulho e alegria de estar juntos neste projeto tão importante para a região, desde a sua primeira edição”, afirmou Penélope Portugal.

Salão do Livro
Em mais de uma década de trajetória literária e cultural, o evento reuniu mais de 300 mil visitantes. O projeto surgiu da parceria entre Usiminas e a produtora cultural Paralelo 3 Projetos Especiais, com o precioso apoio institucional da Câmara Mineira do Livro, para promover a interiorização da iniciativa, bem como democratização da literatura e da cultura.

O evento contou com o patrocínio da Usiminas para realização da programação cultural e da Feira do Livro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com os apoiadores locais: Secretaria de Governança Educacional (Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano), Shopping Vale do Aço, FIEMG Regional Vale do Aço, SESC/MG e Instituto Cultural Usiminas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário