09 de junho, de 2017 | 17:28
Lembranças
Resolvi hoje não falar muito de Atlético, Cruzeiro e do Campeonato Brasileiro, mas apresentar um pouco de vários atletas e clubes que fizeram a história do nosso futebol.Antes mesmo da fundação da LDI, o futebol já era jogado na cidade e muitos clubes surgiram, como o União do Buraco, Usipa, Funcionários, Ipaminas, Tenenge, Ipanema, Vila Celeste, Comercial e tantos outros que garantiram momentos de lazer e ainda revelaram grandes jogadores.
O grande escrete do Ipaminas, apesar de ter conquistado apenas um título na história no futebol amador, com um gol do Marreco, tinha em suas fileiras craques como Alemão, Tortinho, Zé Neves, Tony, Eder Anício, Tunicão, Raimundo Martins, Zé Salles, Salvador, Bolonezi, Juvenal, Madureira, Matozinho, Tião Guilherme, Elias e tantos outros de reconhecida categoria.
Outra equipe de destaque na cidade foi o Cariru, com Levir de Castilho, Plácido, Wanderley, considerado um dos maiores do nosso futebol. Em um time da base, comandado por Sidney de Paula, tínhamos Samarone, Elder e Abel. E a Usipa, um dos mais tradicionais clubes da cidade, que ousou vencer o Cruzeiro em pleno Mineirão, tinha Josué, Furneca, Carlinhos, Balbino, Dedeu, Ismael.
Depois veio a nova geração, com Cleber, Nino, Marquinhos, Lenildo, Alvismar, Ronaldo, Jakson, Duca, que conquistaram vários títulos para a história do clube. E o seu rival, a Associação Atlética Aciaria, que surgiu na década de 80 com grandes jogadores, com Osvaldo, Aloisio Basílio, Marquês, Marcelo Soares, Osvaldo, Zé Maria, Peneneco, Zé Maria e Emil, dois talentosos laterais.
Uma outra equipe que marcou história na cidade foi o Faixa Azul, com o folclórico Orly Berger, Pinta Roxa, Lindomar, Caquinho, Gilsolange, Deuzinho, Zé Raus - talento no meio-campo - e outros que também se tornaram expressões no futebol, como Silvinho e Niltinho, Luizinho, Hércules, Ailton Jonas, talentoso no futsal e no futebol de campo.
Tote jogou nas três cidades do Vale do Aço, Mancha atuou pelo Industrial; Zé Bié, Pulica, Lúcio Piranha, Paulo Boy e Kalico foram dois excelentes cabeceadores do nosso futebol; Deco, Célio Esquerdinha, Zé Pretinho, os irmãos do Ipanema, Ademir e Piau, Juruceir Santos, que encerrou a carreira como árbitro da LDI, além de ter atuado por muitos anos no Tribunal da entidade.
No bairro Iguaçu, uma família inteira marcou história também no futebol: Zé Afonso, Santos, Marinho e Jaburu, no Vasquinho e no Ideal, Laurindo Dalapícola, Ataliba e Ademar Petzold pelo Canaã, em Belo Oriente (CESJO); além de Alavanca, Beraldo, Nivaldo e Beto, jogadores que ainda tiveram a oportunidade de estar na seleção de Ipatinga por várias convocações.
Tivemos ainda José Carlos Dala Paula, Grilo, Tarcísio Capacete, Serginho do Inhapim, Lica, Vavá, Garrinchinha e Giovani Carolino, um goleiro que teve uma grande participação no Grembel, comandado pelo saudoso Luciano Pascoal, os irmãos José Carlos e Fabiano, Ailton Jonas e Jailton, João Carlos, Coelhinho e Tiná.
Em Santana do Paraíso, fizeram história Marconi, Branco, Assis e Zander, um talentoso meio-campista que jogou em vários clubes da cidade.
O futebol de salão praticamente começou na quadra do Contingente, da Polícia Militar, hoje Colégio Tiradentes, em cuja quadra havia uma famosa pelada todos os dias, onde vários talentos desfilavam.
Tivemos o Torneio Regional do Clube Casa de Campo, onde Paulo Henrique Galego se tornou um dos maiores da modalidade, ao lado de Amauri e Sinésio Miranda, que foi dono do chute mais forte da competição; Baraki, Flávio Maradona, o talentoso João Miranda, Joãozinho Macarrão, Dim, os dois Luizinhos, Paulista e Linguiça. Raul Vilela foi um dos maiores diretores, ao lado de Rubem Maia. E no Copão de Futsal, onde brilharam Wagner Cabeça, Toby, William Abreu, a nova geração de Cafú, Flavinho e Vinicinho, que conquistaram grandes títulos pelo país.
Tivemos grandes presidentes da entidade, como João Elias Inácio, Raimundo Bento Barbosa, Dr. Jair Abelha e Daniel Borges, ao lado de tantos outros que consolidaram a história do nosso futebol.
No atletismo, três expressões do nosso esporte foram Sildemar Estevão Venâncio, Euzinete Reis e a medalhista olímpica de bronze, Lucimar Aparecida Moura. Na natação, Flávia Delaroli e Roberta Kamila, as maiores expressões do clube Usipa das piscinas do Brasil e do mundo.
A peteca teve momentos de ouro com grandes atletas no Ipaminas, Alfa e Ipê Recanto Clube, que disputaram várias competições de âmbito nacional.
Na malha, Usipa e Canaã foram os melhores clubes de Ipatinga, com a Usipa se destacando e conquistando vários títulos nacionais.
Esta pode ser um pouco da história dos nossos grandes talentos do futebol da região, atletas que, na época de ouro do nosso esporte, foram os personagens que terão para sempre seus nomes na memória do esporte.
Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Batista
10 de junho, 2017 | 21:16Parabéns pela matéria mas,faltou falar de um grande time,da cidade na época que é o Esporte Clube Beira Rio com Careca,Mundico, Cabelinho e Suingao etc.
Tiveram um bom treinador,Sr. Inácio.”
Ailton Jonas
10 de junho, 2017 | 08:37Belas lembranças de um passado nao muito distante(na memória) marcado por seletos atletas que marcaram época e engrandeceram o esporte Ipatinguense!”