EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

09 de junho, de 2017 | 13:36

Café Cinematográfico no Salão do Livro

Projeto apresenta filme de animação no Jardim de Inverso do Centro Cultural Usiminas

O projeto de extensão Café Cinematográfico, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), exibe neste sábado (10), às 15h e 15h30, no Salão do Livro do Vale do Aço, em Ipatinga, o curta de animação “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore”.

Divulgação
A exibição ocorrerá no jardim de inverno do Centro Cultural Usiminas, no Shopping Vale do Aço. Haverá bate-papo ao final da apresentação.

De acordo com Rodrigo Cristiano, docente responsável pela atividade, “a exibição do filme trabalha a questão da importância dos livros na vida das pessoas. Além disso, leva aos estudantes uma discussão e o incentivo à formação crítica enquanto cidadãos”.

O “Café Cinematográfico” é um projeto para a troca de conhecimento e aprendizagem, em que os alunos são estimulados a discutir sobre as produções assistidas. O evento conta com a parceria da Livraria UniDuniLê e do Salão do Livro.

Sinopse
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Lessmore) é um filme de animação em curta-metragem estadunidense de 2011, dirigido e escrito por William Joyce e Brandon Oldenburg. Venceu o Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2012.

O filme aborda o poder transformador da literatura usando apenas imagens. São 15 minutos em que fica claro o quanto um livro pode colorir a vida das pessoas. Após um furacão devastar a cidade, Morris Lessmore é levado a um mundo onde os livros estão vivos. E é mergulhando nesse mundo que ele volta a colorir sua vida, bem como a vida de habitantes da cidade.

O projeto
O projeto sociocultural Café Cinematográfico permite aos estudantes o acesso à cinematografia nacional e internacional, além de longas e curtas-metragens fora do circuito comercial americano, o que visa à formação sociocultural e política no âmbito escolar.

O cinema é utilizado como recurso didático para a inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da escola, incentivando a formação crítica e apreciativa do público.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário